Dia de São Benedito: Documentário sobre a fé do povo de Poços no Santo Negro será lançado nesta terça-feira

No Brasil, 5 de outubro é Dia de São Benedito. Em referência à data, a Secretaria Municipal de Cultura e a Associação de Ternos de Congos e Caiapós de Poços de Caldas lançam oficialmente, nesta terça-feira (5), na Capela de São Benedito, às 19h30, o documentário “São Benedito de Poços de Caldas: a fé e a devoção de seus Congos e Caiapós”.

A exibição ocorrerá às 20h na Capela de São Benedito e, simultaneamente, pelo Canal Poços Curte em Casa no YouTube (https://bit.ly/docsaobenedito) Facebook e Canal da Prefeitura no YouTube. O lançamento oficial contará com a participação de representantes dos Ternos de Congos e Caiapós e convidados ligados à preservação desse patrimônio cultural imaterial de Poços de Caldas. O evento é aberto ao público, sujeito à lotação da Capela, levando em consideração os protocolos sanitários vigentes em relação à Covid-19.

Com 26 minutos de duração, o filme registra a manifestação de fé, a partir da religiosidade dos agentes da cultura popular que perpetuam a tradição de devoção ao Santo Negro. A captação de imagens foi realizada em maio, quando aconteceria a Festa de São Benedito que, pelo segundo ano consecutivo, não foi realizada devido à pandemia.

(Design: Pâmela Frison)

O documentário foi produzido pela Secretaria Municipal de Cultura e pela Associação de Ternos de Congos e Caiapós, com apoio da Câmara Setorial de Cultura Popular do Conselho de Políticas Culturais e Coletivo Estamos Aqui – Projeto Curas.

Segundo informações da Arquidiocese de São Paulo, a identificação do povo brasileiro com São Benedito é tanta que até sua comemoração tem uma data só nossa. Embora em todo o mundo sua festa seja celebrada em 4 de abril, data de sua morte, no Brasil ela é celebrada, desde 1983, em 5 de outubro, por uma especial deferência canônica concedida à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

Serviço:
Lançamento do documentário “São Benedito de Poços de Caldas: a fé e a devoção de seus Congos e Caiapós”
Data: 05/10/2021 – terça-feira
Local: Capela de São Benedito

Assista às 20h: https://bit.ly/docsaobenedito.