Dia do Fisioterapeuta e Terapeuta Ocupacional é comemorado nacionalmente no dia 13 de outubro

Neste dia 13 de outubro é comemorado o Dia Nacional do Fisioterapeuta e do Terapeuta Ocupacional. A data foi escolhida por representar o dia da regulamentação da profissão no Brasil, em 1969.

A fisioterapia é uma área da saúde envolvida com o estudo, prevenção e tratamento de lesões no corpo humano, decorrentes de traumas e doenças adquiridas ou genéticas. Durante a pandemia os Fisioterapeutas  tiveram atuação primordial no enfrentamento à COVID-19 atuando em urgência/emergência, fisioterapia hospitalar e UTI como profissionais essenciais da linha de frente e responsáveis não só pela reabilitação, mas pela manutenção do suporte de vida realizando o manejo e o tratamento dos pacientes através de equipamentos e ventiladores mecânicos.

Na fisioterapia clínica, o profissional está habilitado a atuar em hospitais, clínicas, centros de reabilitações, entre outras unidades de saúde. Na saúde coletiva, o fisioterapeuta é responsável por promover ações que garantam a saúde de grupos de pessoas, podendo participar, por exemplo, de programas de fisioterapia do trabalho e de ações básicas de saúde. Na área da educação, o profissional pode atuar em cursos de graduação e pós-graduação, além de realizar pesquisas no campo. Por fim, a área classificada como “outras” engloba o desenvolvimento de equipamentos e produtos para fisioterapia e a atuação na área esportiva.

Já a Terapia Ocupacional é a área responsável por promover a saúde e bem-estar das pessoas com problemas físicos, sensoriais, sociais e motores. O terapeuta ocupacional é o profissional que busca ajudar o paciente a realizar atividades cotidianas (ocupações) quando existem tais problemas. Essas atividades incluem tarefas de autocuidado (higiene, alimentação e vestuário); produtividade (trabalhar ou estudar); momentos de lazer (esportes, dança e pintura, por exemplo) e atividades sociais em geral.

A atuação do Fisioterapeuta e do Terapeuta Ocupacional na Covid-19

O fisioterapeuta tem um campo amplo de atuação, trabalhando na promoção do bem-estar, manutenção, prevenção, tratamento e reabilitação, traumato-ortopédica, neurológica (pacientes que precisam recuperar movimentos após problemas no cérebro), esportiva, hidroterapia, fisioterapia do trabalho, cardiovascular, fisioterapia dermatofuncional, fisioterapia respiratória/UTI, e técnicas complementares extremamente conhecidas como Quiropraxia, Osteopatia, Pilates, RPG (Reeducação Postural global), acupuntura e treinamento funcional.

O Terapeuta Ocupacional trabalha em diversos locais, como hospitais, clínicas, ambulatórios e lares de idosos, mas não ficam restritos a estabelecimentos de saúde. É comum haver pessoas que precisam da sua ajuda em projetos sociais, escolas, empresas, casas de família, no sistema prisional, entre outros. “O terapeuta ocupacional desempenha papel primordial no âmbito da saúde coletiva, pois sua formação é capacita a lidar com questões sociais, de reabilitação física e psíquica, reintegração social e, a partir disso, contribuir para a promoção, prevenção e recuperação.