Dia Internacional dos Museus será celebrado com apresentação teatral no Museu Histórico e Geográfico de Poços de Caldas

Programação da 21ª Semana Nacional dos Museus segue até dia 21

A peça “Entre Histórias e Cantorias”, da Cia. Nós de Teatro, será apresentada nesta quinta-feira (18), Dia Internacional dos Museus, dentro da programação da 21ª Semana Nacional dos Museus, que tem como tema “Museus: sustentabilidade e bem estar”. A apresentação, que tem como público-alvo crianças de 4 a 7 anos, será às 10h30min, no pátio do Museu Histórico e Geográfico de Poços de Caldas.

Educação ambiental para crianças de 4 a 7 anos. Esta é a proposta da Cia. Nós de Teatro neste espetáculo, que traz em seu enredo pessoas que relembram histórias sobre a beleza do ambiente natural e os cuidados com a natureza, através de cantigas tradicionais e populares, convidando o público a refletir sobre vida em harmonia com o meio ambiente.

A programação da 21ª Semana Nacional de Museus teve início na última terça-feira (16) e segue até domingo (21). Na sexta-feira (19), às 15h, acontece o bate-papo “Olhar Sulfuroso – Diálogos sobre a cidade e patrimônio”, na Biblioteca Nilza Botelho Megale, no MHGPC.

A roda de conversa traz reflexões que podem contribuir para o aprimoramento do olhar acerca do patrimônio cultural, artístico e histórico da cidade de Poços de Caldas. Na ação, a fotógrafa e arte-educadora Thaty Naila convida a arquiteta/artista plástica Adriane Matthes para conversar sobre o assunto. O encontro conta ainda com o produtor cultural Alyson Dias.

Já no sábado (20), às 16h30, o Museu recebe o espetáculo “Lendas – Dia Sem Fim”, produzido pelo Grupo Teatral Bem Me Quer, uma adaptação do conto indígena “Como surgiu a noite”. Baseado em um mito de criação dos indígenas brasileiros, o conto traz a magia de um universo encantado e real, onde os objetos têm vida e que a noite tão desejada era guardada em um Coco de Tucumã engolido pela Cobra Grande protetora do rio, “Boiuna”.

Ainda no sábado (20), a partir das 18h30, é a vez da #OcupaMIA no Museu, no pátio do MHGPC. Ocupar espaços da cidade e das redes com a proposta de fomentar a arte e a cultura em suas mais diversas manifestações. A MIA – Mostra Integrada de Artes – promove mais uma ação para propagar a riqueza da diversidade da cultura brasileira.

A programação da #OcupaMIA no Museu vai contar com ocupação visual com projeções sobre a temática relacionada ao meio ambiente e sustentabilidade, discotecagens com Isa D’Bob, além da cantora Tine Taga, com um repertório autoral e canções que fazem referência à diversidade, set especial com Lagunaz e uma seleção de músicas de artistas sulfurosos. Ainda dentro da Ocupa Mia no Museu, a artista Yash Colares desenvolve uma instalação efêmera que poderá ser explorada, ressignificando o uso dos espaços públicos.

No domingo (21), às 10h, o espetáculo “Arautos, Folieiros e Batuqueiros” fecha a programação local da 21ª Semana Nacional de Museus, com música, teatro e cultura imaterial, que vai reunir vários artistas de Poços de Caldas na Praça do Museu. O projeto é livremente inspirado no Trabalho Cortejo Nossa Senhora do Rosário da Trupe Ventania de Passos e tem como objetivo levar alegria, diversão, cultura.

Exposições
Também até o dia 21, próximo domingo, no piso superior do casarão da Villa Junqueira, o público pode acompanhar a exposição “Corpo-Rio: para onde mergulhamos?”, da artista Évila dos Anjos, com curadoria de Danielle Vilas Bôas, Gilbão Leeu (designer gráfico) e João Paulo Ferreira (fotografia).

As águas claras, escuras, barrentas são uma persona encantada, que recebe as luzes do sol e da lua, que nela refletem suas memórias. O rio tudo vê, inclusive a relembrança dos encantados dentro de cada um de nós. Com esta perspectiva, a artista Évila dos Anjos é a criadora de intervenções artísticas pautadas em mergulhos fundos no livro das vivências que desembocam atreladas a descobertas de novos corpos, espaços, linguagens e criações.

Já na Sala de Exposições Temporárias Nini Mourão está em cartaz até o dia 2 de julho, a exposição “O Tempo e a Água: Milagre da Cura à Construção da Paisagem”, com curadoria do professor e arquiteto Antonio Carlos Rodrigues Lorette. A mostra reúne fotos, cartões-postais, recortes de jornal, coleções de objetos variados, com o intuito de valorizar e conscientizar sobre a história das águas em Poços, com o sentido da cura e outros benefícios.

As exposições podem ser visitadas de terça a sexta, das 10h às 16h; aos sábados, das 14h às 17h e domingos, das 10h às 13h.

Exposição no piso superior do MHGPC

Dia Internacional dos Museus
O Dia Internacional dos Museus é celebrado em 18 de maio. A data foi criada em 1977, através da iniciativa do Conselho Internacional de Museus (ICOM), um organismo que integra a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO).

Realizada anualmente, a Semana Nacional de Museus engloba o Dia Internacional dos Museus. Na ocasião, são organizadas diversas atividades visando ampliar o diálogo entre as instituições e o público, fortalecendo o reconhecimento e a visibilidade dos museus.

Confira a programação:

De 16/5 a 2/7
Exposição “O Tempo e a Água: Milagre da Cura à Construção da Paisagem”
Sala de Exposição Temporária Nini Mourão

De 16 a 21/5
Exposição “Corpo-Rio: para onde mergulhamos?”
Espaços diversos do MHGPC

18/05 – quinta – 10h30
Contação de histórias “Entre Histórias e Cantorias”
Para crianças de 4 a 7 anos