‘Dia Mundial da Limpeza’ teve participação da Prefeitura em ação no Parque Primavera

A prefeitura participou do ‘Dia Mundial da Limpeza’ no bairro Parque Primavera

A prefeitura participou, no último sábado (21), das mobilizações do ‘Dia Mundial da Limpeza’ (World Cleanup Day). Um grupo de trabalhadores, da Secretaria Municipal de Serviços Públicos, esteve no bairro Parque Primavera, fazendo a retirada de lixo e de outros objetos, jogados numa área de preservação permanente (APP).
A iniciativa, coordenada pelo grupo ‘Poços Lixo Zero’ transcorreu, das 8h ao meio-dia, e contou com a participação de ONGs, estudantes, associações e outros voluntários. Oito servidores, da Divisão de Limpeza Pública (DLP), utilizaram três caminhões para recolher o material da área de mata, que teve como destino o aterro na zona sul.
Durante o dia, mais equipes atuaram em outras regiões, limpando praças, ruas e parques de todos os bairros da cidade. A programação aconteceu em três horários, nos dois períodos. Os participantes receberam certificados e ainda concorrerão ao sorteio de um carro zero quilômetro.

Três caminhões foram utilizados para recolher o material

Ingrid Jale da Silva Sales, e embaixadora da ONG ‘Poços Lixo Zero’, comenta que o objetivo foi mostrar que a gestão do lixo não é só da responsabilidade da administração pública. Segundo ela, é preciso sensibilizar à comunidade, inclusive o turista, que é necessário que cada um faça sua parte e “não jogue objetos em locais não adequados”

A iniciativa contou com a participação de ONGs, estudantes, associações e voluntário

Dia Mundial
O ‘Dia Mundial da Limpeza’ teve a primeira edição em 2008. Em 2018, o evento reuniu 18 milhões de pessoas em 158 países, registrando a maior coleta de resíduos da história da humanidade. No Brasil, 363 municípios participaram, envolvendo mais de 100 mil voluntários, que recolheram mais de 2 mil toneladas de resíduos. Poços participou pela primeira vez.