Com estiagem, DMAE intensifica ações para evitar desabastecimento

O DMAE tem feito várias ações preventivas de melhoria na infraestrutura do sistema de abastecimento, o que fez com que a cidade não enfrentasse, até o momento, grandes problemas de desabastecimento.

De acordo com dados da Agência Nacional de Saneamento e Recursos Hídricos (ANA), a Bacia do Paraná, que compreende também o sul de Minas Gerais, passa por uma das piores estiagens nos últimos 91 anos. Pelo menos 53 municípios de cinco Estados já estão com o racionamento e, na lista de cidades com rodízio no abastecimento aparecem até grandes centros urbanos, como Curitiba e região metropolitana.

Poços é considerada uma cidade atípica por estar a 1.400 metros do nível do mar e, por isso, tem uma topologia totalmente desfavorável para água e esgoto, tornando o município dependente da precipitação pluviométrica (chuva).

Segundo o departamento, em relação à distribuição de água, o município está em uma condição um pouco mais favorável. Mesmo com a pouca água que precipitou nos últimos meses, está sendo possível realizar o abastecimento com certa normalidade. Com os níveis baixos de reservação e consumo elevado, a autarquia está fazendo manobras de suspensão do abastecimento de água  por curto período, equivalente ao utilizado para a realização de serviços de manutenção, não superior a duas ou três horas, para que se possa reequilibrar o sistema de distribuição e os níveis dos reservatórios.

Em virtude de todo esse cenário de estiagem, o DMAE alerta para a necessidade de economizar água e solicita à população que evite desperdícios.