DMAE realiza manobras para manter abastecimento de água
A estiagem prolongada e a falta de previsão de chuvas para as próximas semanas têm afetado o setor de abastecimento de água em todo o país. Segundo o Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (Cemaden), milhares de municípios no país estão em situação de seca severa ou extrema, entre elas, Poços de Caldas.
O município depende exclusivamente da água de chuvas para realizar o abastecimento em toda a cidade e, por isso, o DMAE montou um gabinete de crise hídrica, com a participação de diversos setores da autarquia buscando planejar ações que possam minimizar impactos à população, entre elas, as manobras.
Medidas
As manobras estão sendo feitas pelo DMAE em toda a cidade com a redução/alteração escalonada das vazões captadas para utilizar da melhor forma possível o volume da reserva técnica. Em outras palavras, é o fechamento temporário do registro de um local para o abastecimento a outro, intercalando entre os reservatórios da cidade. Buscando reduzir os transtornos à população, o DMAE está realizando manobras pelo tempo de três a cinco horas em cada setor manobrado, podendo haver mudanças nesse tempo caso seja necessário.
Outro alerta da autarquia é a necessidade que todos os imóveis possuam caixas d´água com abastecimento de 24 horas de uso dos consumidores do imóvel, como determina a legislação, para não depender exclusivamente da água da rua, evitando, assim, o desabastecimento, mesmo que temporário.
Mais informações: 0800-283-6080.