Você está em:

Drive Thru imuniza mais de mil pessoas e Saúde espera novas doses para continuar campanha

Drive thru teve grande adesão da população

Uma iniciativa inédita e com grande adesão da população: assim pode ser definido o drive thru da vacinação, realizado nesta terça, 24, no Terminal Rodoviário. O objetivo era realizar a ação durante todo o dia, mas a procura foi tão grande que antes da hora do almoço, as doses já tinham se esgotado. Foram mais de mil pessoas vacinadas. “Ótimo, excelente, muito bom! Estou ficando mais em casa, só saí pra vacinar”, elogiou o aposentado Milton Moreira. O drive thru foi uma iniciativa para vacinar as pessoas sem aglomeração, da maneira mais rápida possível. A Campanha Nacional contra a Influenza teve início na segunda, 23, quando mais de 5.200 pessoas foram vacinadas. Nesta primeira etapa, idosos com mais de 60 anos e profissionais de Saúde fazem parte do público atendido. A partir desta terça, 24, a vacinação teve início na zona rural, seguindo cronograma das equipes de Estratégia de Saúde da Família. Ainda há doses disponíveis no Programa Municipal DST/AIDS, exclusivamente para pacientes já atendidos na unidade. O atendimento no local para a vacinação, está das 8h às 12h30. Além disso, cerca de 1.400 doses estão sendo aplicadas nos profissionais de saúde, linha de frente neste trabalho de enfrentamento ao Novo Coronavírus – Covid 19.

Motoristas foram vacinados dentro dos veículos

Em Poços, o Serviço de Imunização estima o atendimento de mais de 24 mil pessoas nesta fase, sendo aproximadamente 20.600 idosos e 3.500 profissionais de Saúde. As Campanhas fazem parte do Programa Nacional de Imunização – PNI. O Ministério da Saúde adquire as doses, encaminha aos Estados que, por sua vez, fazem a distribuição aos municípios. Poços faz parte da Regional de Saúde de Pouso Alegre que já informou que novas doses devem ser enviadas ao município, até o final desta semana, quando a vacinação deve voltar a ser feita nos postos. “Todos podem e devem manter a tranquilidade. Quem ainda não se vacinou, vai se vacinar. Chegando mais doses, vamos divulgar novas ações para atender a toda a população”, afirmou o secretário de Saúde, Carlos Mosconi.

Campanha Antecipada

Alguns pedestres também foram vacinados

A ação que era prevista para abril, foi antecipada pelo Ministério da Saúde, com o objetivo de imunizar públicos mais vulneráveis ao Novo Coronavírus – Covid 19 e assim facilitar o processo de diagnóstico. A priorização dos idosos nessa primeira etapa, mesmo diante da não eficácia da vacina de Influenza contra o Coronavírus, é uma forma de auxiliar os profissionais de saúde a descartarem as influenzas na triagem e acelerarem o diagnóstico para a Covid 19. Além disso, estudos e dados apontam que casos mais graves de infecção por Coronavírus têm sido registrados em pessoas acima de 60 anos. O calendário vacinal foi definido pelo Ministério da Saúde, dentro do Programa Nacional de Imunizações – PNI. A dose da vacina contra a Influenza imuniza contra os três subtipos do vírus da gripe, conforme determinação da OMS/ Organização Mundial de Saúde: A/H1N1, A/H3N2 e Influenza B. A vacina é contraindicada para pessoas com história de reação anafilática prévia em doses anteriores ou que tenham alergia grave relacionada ao ovo de galinha e derivados.

Calendário de Vacinação

Outros públicos não serão imunizados nesta etapa da Campanha. A partir de 16 de abril, as doses passam a estar disponíveis também, para: professores das escolas públicas e privadas; profissionais das forças de segurança e salvamento; portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras; além de pessoas com condições clínicas especiais. Já a partir do dia 9 de maio, a vacinação tem início para crianças de 6 meses a menores de 6 anos; gestantes; puérperas; povos indígenas; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas; população privada de liberdade; funcionários do sistema prisional e adultos de 55 a 59 anos de idade. A mudança no público deste ano é a ampliação desta faixa etária. A campanha vai até 22 de maio.

Telefone

(35) 3697-5000

Endereço

Av. Mansur Frayha - s/n, Vila Olimpica, Poços de Caldas - 37704-355

Funcionamento

09:00 às 17:00h de seg. a sex.

ÓRGÃO RESPONSÁVEL

Secretaria Municipal de Comunicação Social