O mês de dezembro na saúde é voltado para orientação, conscientização e atendimentos das ISTs – Infecções Sexualmente Transmissíveis, dentro da mobilização Dezembro Vermelho. As ações em Poços tiveram início no Dia Mundial de Luta contra a AIDS, domingo 1 de dezembro, na Praça Pedro Sanches. Outros atendimentos denominados “extramuro” foram realizados em empresas, universidade e clínicas, com orientação, panfletagem, testes rápidos de HIV, Sífilis e Hepatites B e C, além da distribuição de preservativos. Nestas ações, 132 pessoas passaram pelos testes. Já no CTA – Centro de Testagem e Aconselhamento, que fica na sede do Programa Municipal DST/AIDS, na esquina das ruas Rio Grande do Sul e Pará, outros 100 testes foram feitos. Durante o Dezembro Vermelho, foram diagnosticados quatro casos de HIV. “Tivemos um diagnóstico feito pelo nosso serviço, dois encaminhados por postos de saúde e um encaminhado por consultório particular. Somados a este número de testes que nós fizemos, há ainda os testes realizados pela Atenção Básica, nos postos de saúde”, comentou a enfermeira e coordenadora do Programa Municipal DST/AIDS, Dirce Tomoko Hara Soares. Com o fechamento do mês, foram registrados este ano em Poços, 50 casos de HIV, sendo 45 masculinos e 5 femininos. Em 2018, foram 45 casos. Em 2017, 40 diagnósticos; 43 em 2016 e 45 em 2015. “Os números nos mostram a predominância entre os homens, especialmente entre aqueles que fazem sexo com outros homens, o que demonstra a necessidade de divulgação constante das formas de transmissão, das formas de prevenção e do que o serviço oferece em termos de acolhimento e atendimento”, reforçou a coordenadora. Em 2019, o Programa registrou ainda 94 novos casos de Sífilis e 37 casos de Hepatites B ou C.
Transmissão
Relações sexuais sem preservativo, compartilhamento de seringas contaminadas, de mãe para filho durante a gravidez e a amamentação: estas são formas de transmissão do vírus HIV. O diagnóstico é fundamental para evitar a transmissão e, ao mesmo tempo, possibilitar o início do tratamento.
Atendimento Permanente
O diagnóstico e o tratamento do HIV e de outras IST´s – Infecções Sexualmente Transmissíveis, como Sífilis e Hepatites B e C, podem ser buscados em uma unidade básica de saúde ou no Programa Especializado, que oferece atendimento multidisciplinar com orientação, aconselhamento e dispensação de medicamentos. O DST/Aids em Poços também oferece a Profilaxia Pós Exposição (PEP). O atendimento está disponível durante todo o ano, sem necessidade de encaminhamento. “Precisamos da adesão da população para que o trabalho cumpra seus objetivos, de prevenção e de diagnóstico para a adoção do tratamento necessário”, finalizou Dirce Soares.