O número de profissionais de saúde contaminados pelo Novo Coronavírus – Covid 19, é uma realidade que faz parte da pandemia vivida no mundo. Em Poços de Caldas, já são dois registros desta natureza. Uma médica de 62 anos, fez o teste em um laboratório particular, mesmo relatando não ter tido sintomas característicos da Covid-19 e recebeu resultado positivo, sendo considerada um caso positivo assintomático e que caracteriza a transmissão comunitária em Poços, por não ser permitido identificar onde ou de quem, ela teria adquirido o vírus. A profissional trabalha na Policlínica Central e no Hospital Santa Casa, foi afastada de suas funções e está em casa, em isolamento domiciliar.
O segundo caso de profissional de saúde contaminada pela Covid-19 no município é o de uma nutricionista, de 36 anos, que testou positivo para a doença. Ela chegou a ser hospitalizada, mas agora cumpre isolamento domiciliar. Contatos domiciliares da nutricionista possuem histórico de deslocamento para São Paulo, mas seguem assintomáticos. Contatos domiciliares, tanto da nutricionista, quanto da médica que testaram positivo, seguem monitorados pela equipe da Vigilância Epidemiológica que também já orientou profissionais de saúde que trabalham com estas pessoas, a procurarem os serviços de saúde, em caso de sintomas característicos de síndromes gripais. Os dois casos de profissionais de saúde que testaram positivo para a Covid-19 já constam nos números do boletim epidemiológico local.
Testes Rápidos
No início do mês de abril, aproximadamente 200 testes rápidos foram adquiridos pela Secretaria Municipal de Saúde, para uso específico, conforme protocolo estabelecido pelo Ministério da Saúde. Indivíduos que apresentem síndrome gripal, ou seja, apresentando quadro respiratório agudo, caracterizado por sensação febril ou febre, mesmo que relatada – admitido que idosos eventualmente não apresentem febre, mas podem ter a concomitância de outros sinais de agravamento, como síncope, confusão mental, sonolência excessiva, irritabilidade e inapetência – acompanhada de tosse ou dor de garganta ou coriza ou dificuldade respiratória, vinculados aos seguintes grupos: profissionais de saúde em atividade na Atenção Primária à Saúde, hospitais, pronto-socorros e unidades de pronto-atendimento; profissionais de segurança pública em atividade; indivíduos com diagnóstico de síndrome gripal que residam no mesmo domicílio de um profissional de saúde ou segurança em atividade; indivíduos com 60 anos ou mais com sintomas e que receberam diagnóstico de Síndrome Gripal. Seguindo este protocolo, outros cinco profissionais de saúde passaram pelo exame pela rede pública em Poços e todos testaram negativo para a Covid-19. Segundo informações da Superintendência Regional de Saúde de Pouso Alegre, o município deve receber nos próximos dias, 24 caixas, totalizando 480 testes rápidos, enviados pela Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais.
Boletim Epidemiológico Local
Segundo Boletim atualizado pela Secretaria Municipal de Saúde, nesta quarta, 29, são 549 notificações em Poços. Destas, 359 se referem a investigações concluídas, sendo 37 descartados por exame laboratorial e 322 com alta por critério clínico. São 174 casos suspeitos em investigação, dos quais: 171 seguem em isolamento domiciliar, casos leves sem indicação de realizar exame, conforme o Ministério da Saúde. Dois pacientes seguem em UTI e um óbito permanece em investigação. São 16 casos positivos em Poços: sete pacientes são considerados recuperados, seis seguem em isolamento domiciliar, um segue internado e dois vieram a óbito, conforme já noticiado.
Informe Estadual
Segundo o Informe Epidemiológico divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais, nesta quarta-feira, 29 e apresentado no site www.saude.mg.gov.br/coronavirus – “Distribuição dos casos de COVID-19 em Minas Gerais”, no Estado são 90.425 notificações; 81.728 casos suspeitos; 1.758 confirmados; 6.859 descartados e 80 óbitos por Covid-19 confirmados no Estado.
Óbitos
Na semana passada, mais uma morte por Covid-19 foi registrada no município. Faleceu na tarde da quinta-feira, 23 de abril, o paciente de 75 anos que estava internado em uma Unidade de Terapia Intensiva da cidade. O paciente que testou positivo para a Covid-19, apresentou os primeiros sintomas após retornar de uma viagem feita ao Chile, no mês passado. Este óbito foi incluído nesta quarta, 29, nas estatísticas estaduais. Esta pode ser a terceira morte por Covid-19 na cidade, tendo em vista que um óbito já havia sido confirmado e outro segue em investigação.
O segundo óbito foi o de um paciente de 67 anos que apresentou sintomas gripais: febre, tosse, coriza e dificuldade para respirar, após chegar de uma viagem ao Caribe, no mês passado e testar positivo para a Covid-19. Este óbito também já figura nas estatísticas da Secretaria Estadual de Saúde.
O primeiro óbito foi o de um homem de 74 anos, que apresentou sintomas gripais após voltar de um cruzeiro pelo Caribe. O exame analisado pela Funed, a Fundação Ezequiel Dias, em Belo Horizonte, testou negativo para Covid-19. No entanto, um teste rápido feito pela Secretaria Municipal de Saúde de Poços, teve resultado positivo para Covid – 19. O serviço funerário e a família foram orientados a proceder com o velório e o sepultamento, adotando os cuidados recomendados para a Covid – 19. O caso foi informado à Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais que por enquanto o classifica como um óbito em investigação.
Mudanças no Boletim Epidemiológico
Desde a sexta-feira, 17 de abril, a Secretaria Municipal de Saúde de Poços de Caldas passou a adotar um novo modelo de Informe Epidemiológico, para divulgação das atualizações diárias referentes ao Novo Coronavírus – Covid 19. Em nova roupagem, a divulgação traz mais detalhes, com o objetivo de facilitar a compreensão e proporcionar maior entendimento da situação epidemiológica da Covid-19 no município. O formato original foi desenvolvido pelos setores de Atenção Básica, Vigilância Epidemiológica e Controle de Qualidade do Atendimento, da Secretaria Municipal de Saúde, com o apoio da Secretaria Municipal de Comunicação Social, responsável pelo novo layout, simples e intuitivo. O novo boletim traz o número total de suspeitos notificados e as informações referentes a: investigação concluída, casos suspeitos em investigação e casos confirmados. O detalhamento inclui: casos descartados por exame laboratorial, alta por critério clínico, casos suspeitos em isolamento domiciliar, internações em ala/UTI, curados, óbitos confirmados e óbitos em investigação.