Eleição define membros do COMVIDA para biênio 2021/ 2023

Foi realizada na sexta-feira (30), a assembleia eleitoral para escolha dos membros do COMVIDA – Conselho Municipal de Proteção, Defesa e Valorização da Vida Animal, específica para os representantes da sociedade civil. O processo foi presidido pela Comissão Eleitoral instituída pela Portaria SMS nº. 05/2018 e formada pelos servidores: Jorge Miguel Ferreira do Lago, Aretha Carneiro Corrêa e Ana Paula Silveira Corrêa.

100 votantes passaram pela Casa dos Conselhos, na Rua Pernambuco, s/nº, no piso superior do Mercado Municipal, para participa,das 17h às 19h,

Três protetores independentes e uma entidade, a AAPA – Associação de Amigos e Protetores de Animais de Poços de Caldas se habilitaram conforme edital de convocação, para a eleição. Como a AAPA foi a única entidade, automaticamente ela ocupará uma das cadeiras e suas representantes serão Flávia Reis Rizinholli como titular e Fernanda Aline Claudiano como suplente. Conforme o resultado apurado logo após a votação, foram eleitas na qualidade de titulares Maria Cristina Pasculli, com 60 votos, e Maria Teresinha Mafra, com 25 votos e como suplente: Lúcio Corrêa Cassila, com 15 votos. Não houve manifestação do Conselho Regional de Medicina Veterinária de Minas Gerais e de nenhuma associação de representatividade junto às clínicas independentes que tenham por objetivo a proteção dos animais.

A eleição pro Conselho de Defesa Animal é muito importante, pois ela permite a participação dos protetores e das associações ligadas a causa, nas discussões relacionadas a proteção e defesa animal. Considerando que é um conselho que tem a participação de diversos setores do município, não só do poder executivo mas também de instituições de ensino, da própria Polícia Militar, ter a participação desses protetores ligados a essa causa e que são bastante ativos e interessados nessa situação é muito importante pra contribuir pra melhora e evolução na situação no município de Poços”, destacou o Coordenador da Vigilância Ambiental, Jorge Miguel Ferreira do Lago.

A servidora Ana Paula Silveira Corrêa, destacou a importância dos Conselhos Municipais. “Os Conselhos Municipais de políticas públicas são órgãos colegiados permanentes vinculados ao Poder Executivo Municipal, de exercício da cidadania pela participação e contribuição da sociedade na gestão pública”.