Eletroposto é marco na cidade

Ônibus elétrico da Alcoa faz abastecimento regular na Estação Mogiana/Fepasa

Inaugurado em 2021, o eletroposto de recarga rápida de Poços de Caldas continua sendo um marco não só para a cidade mas também para a região. Moradores e visitantes podem abastecer veículos elétricos e híbridos na Estação Mogiana/Fepasa.

Entre os veículos que param no local para abastecer está um ônibus da Alcoa Poços de Caldas, atualmente em fase experimental. O ônibus elétrico não emite CO2, é silencioso e de baixo custo energético, além de certificado nas Normas ISO 14.001 e ISO 9.001. Segundo a empresa, os testes devem durar um mês. Neste período, serão avaliados os custos/benefícios para estudo da viabilidade da substituição de toda a frota que atende a Unidade de Poços de Caldas.

A recarga é gratuita. O eletroposto é autossuficiente na geração da própria energia fotovoltaica, sem impacto nos custos da energia elétrica para os consumidores locais. O ponto de recarga integra o projeto Poços + Inteligente, uma parceria entre a DME, a Prefeitura, a PUC Minas e o IF Sul de Minas.

O projeto de mobilidade elétrica é pioneiro na região e foi uma das 30 iniciativas de todo o país aprovados pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

Segundo o coordenador de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação do DME, Anderson Muniz a procura tem sido relevante. “São recarregados de 2 a 3 carros por dia. Em Poços, já temos 126 carros eletrificados e desses 23 são elétricos o restante é hibrido. E, notamos ainda, que a maioria dos carros que vêm recarregar são de turistas. Os carros elétricos, tem sido a principal aposta mundial da indústria para oferecer para seus consumidores maior economia de energia e menor poluição. Muitos países estão aderindo pelo fato de ser sustentável, pois irá contribuir para um planeta mais limpo, com zero emissão e assim, será a solução contra a poluição nos grandes centros urbanos. Outra vantagem, é o seu baixo custo, pois não utiliza gasolina, diesel ou gás, mas sim a eletricidade. E Poços sai na frente com o nosso eletroposto.”