Encontro de Companhias de Santos Reis acontece neste sábado, na Capela de Santos Reis

Neste sábado, 26 de março, será realizado o Encontro de Companhias de Santos Reis, das 12h às 18h, desta vez na Capela de Santos Reis. Tradicionalmente, o evento acontece no início do ano, próximo a 6 de janeiro – Dia de Santos Reis, mas, neste ano, precisou ser adiado por conta do agravamento da Covid-19 no começo de janeiro.

Participarão do encontro oito Companhias de Reis. A iniciativa é uma realização da Secretaria Municipal de Cultura de Poços de Caldas, que visa preservar essa manifestação cultural tradicional, valorizando o patrimônio imaterial do município.

O evento, que faz parte do calendário cultural do município, tem como proposta a valorização e a preservação da cultura popular, atuando como ponto de encontro dos grupos locais e incentivo à manutenção da tradição da Folia de Reis no município.

“Por se tratar de uma tradição tão forte do nosso povo, o Encontro de Companhias de Santos Reis já se integra ao Ano da Mineiridade, iniciativa lançada pelo Governo de Minas Gerais na última quarta-feira, no Palácio das Artes, com o objetivo de valorizar as características únicas do nosso estado. Cabe destacar que todas as manifestações ligadas à mineiridade podem utilizar o selo”, destaca o secretário municipal de Cultura, Gustavo Dutra. A ideia é utilizar o marco “2022 – Ano da Mineiridade” como uma oportunidade de homenagear a população e suas características que ajudam a preservar o patrimônio histórico e a natureza, além de valorizar a cultura local.

Tradição
Conhecidas em alguns locais como Ternos de Reis ou Bandeiras, as Companhias de Reis fazem parte de uma tradição que permanece no Sul de Minas, nascida da devoção a Santos Reis. O enredo da festa popular de origem portuguesa lembra a viagem dos três reis magos – Baltazar, Melchior e Gaspar – a Belém para encontrar Jesus recém-nascido. Os cortejos, formados por músicos, cantores e palhaços (também chamados alferes ou bastiões) percorrem toda a região rezando através do canto, pedindo bênçãos aos donos das casas por onde passam, numa demonstração de fé e cultura popular.

Tradicional Encontro de Companhias de Santos Reis
Data: 26/03/2022 – sábado
Local: Capela de Santos Reis (Rua Coronel Virgílio Silva, 1391 – zona leste)

Confira a ordem das apresentações:
12h – Cia. de Reis Córrego D’Antas
12h45min – Cia. de Reis Bons Caminhos