Encontro de Companhias de Santos Reis será realizado no dia 7 de janeiro

Em 2023, evento retorna à Basílica Nossa Senhora da Saúde

Evento retorna à Basílica

Pedindo licença para cantar o nascimento de Jesus, as Companhias de Santos Reis de Poços de Caldas se reúnem no sábado, dia 7 de janeiro, a partir das 13h, na Basílica de Nossa Senhora da Saúde (Matriz), no tradicional Encontro de Companhias de Santos Reis, realizado pela Secretaria Municipal de Cultura de Poços de Caldas.

Em 2023, sete grupos participam do encontro: Cia. de Reis Córrego D’Antas, Bons Caminhos, Benedito Luiz da Costa (Sr. Ditinho), Três Reis Santos, Sr. José Vitor, Brasil Esperança (Sr. Amadeu) e Pedro Gomes.

Neste ano, o encontro aconteceu na Capela de Santos Reis, na zona leste e, em 2023, retorna à Basílica Nossa Senhora da Saúde, por decisão dos representantes das Companhias de Reis, em reunião realizada junto à Secult, na última semana.

O encontro, que faz parte do calendário cultural do município, tem como proposta a valorização e a preservação da cultura popular, atuando como ponto de encontro dos grupos locais e incentivo à manutenção da tradição da Folia de Reis no município.

“O encontro visa garantir a preservação da cultura tradicional das Companhias de Reis e demonstra que Poços de Caldas é uma cidade que respeita e valoriza sua história. Com certeza, será uma tarde de muita fé, devoção e tradição do povo poços-caldense, sob as bênçãos de Santos Reis”, destaca o secretário municipal de Cultura, Gustavo Dutra.

Em 2023, encontro vai reunir 7 Companhias de Reis

Tradição
Conhecidas em alguns locais como Ternos de Reis ou Bandeiras, as Companhias de Reis fazem parte de uma tradição que permanece no Sul de Minas, nascida da devoção a Santos Reis. O enredo da festa popular de origem portuguesa lembra a viagem dos três reis magos – Baltazar, Melchior e Gaspar – a Belém para encontrar Jesus recém-nascido.

Os cortejos, formado por músicos, cantores e palhaços (também chamados alferes ou bastiões) percorrem toda a região rezando através do canto, pedindo bênçãos aos donos das casas por onde passam, numa demonstração de fé e cultura popular. Os destaques das Companhias de Reis são os palhaços ou bastiões, com suas máscaras assustadoras, que representam os Reis Magos que se camuflam para enganar os soldados de Herodes.

Tradicional Encontro de Companhias de Santos Reis
Data: 07/01/2023 – sábado
Local: Basílica Nossa Senhora da Saúde (Matriz)