Encontro reúne Colegiado Regional de Saúde Mental em Poços

Debate reuniu profissionais da Saúde Mental do Sul de Minas

Nesta quinta, 7, foi realizada em Poços, a 48ª Reunião do Colegiado Gestor Regional de Saúde Mental. O evento recebeu durante todo o dia, na sede da UEMG, na Avenida Padre Cletus Francis Cox, nº 300 – Jardim Country Club, profissionais que atuam na Rede de Atenção Psicossocial, em 60 municípios da região da superintendência de Pouso Alegre. O encontro foi aberto com a presença de autoridades. “A construção é coletiva. Este é um momento de grandes reflexões que visam a melhoria contínua dos atendimentos prestados. Sejam bem-vindos a Poços de Caldas, deixo aqui um grande abraço em nome do prefeito e de toda a população da cidade”, disse o vice-prefeito, Flávio Faria.

O secretário de Saúde Carlos Mosconi ressaltou a importância do evento. “Esta é uma busca incessante que nós temos que fazer, para atender a todas as demandas da sociedade. Este é um trabalho fundamental em que toda a região se beneficia”. Adriana Aparecida Silva Ferreira e Wellinton Moreira Lopes, referência técnica em Saúde Mental e da Rede de Cuidado da Pessoa com Deficiência, vieram, representando a Superintendência Regional de Saúde de Pouso Alegre. “Agradeço a Poços pela receptividade e pela oportunidade de um dia tão produtivo, de discussões, debates e reflexões”, disse Wellinton.

Autoridades participaram da abertura

O encontro, realizado pela primeira vez em Poços, é um espaço para debate e escuta dos desafios e dificuldades que os profissionais enfrentam em relação à política de saúde mental, além de propiciar a troca de experiências e de conhecimentos em relação a Rede de Atenção Psicossocial. “Esta troca de experiências é essencial para esta construção e para o redesenho dos nossos serviços, atendendo aos anseios atuais e as necessidades que surgem nas experiências de cada município e que são compartilhadas em oportunidades como estas“, resumiu Heloísa de Moura Lessa Barroso, representante de Poços nos Colegiados Regional e Estadual de Saúde Mental. Também participaram do evento: o secretário adjunto de Saúde, Flávio Togni de Lima e Silva; o diretor administrativo e financeiro da Secretaria Municipal de Saúde, Nilton Junqueira; a coordenadora do CAPS II, Cristina Gadelha Navarro Vieira; a coordenadora do CAPS AD, Stela Marys Baldon; a presidente do Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas, Ana Paula Silveira; o vereador Álvaro Cagnani, além de demais servidores.

Participantes aproveitaram para registrar presença no letreiro da cidade

Após credenciamento, café de boas-vindas e cerimônia de abertura, o enfermeiro Ronan Alves apresentou o trabalho desenvolvido pela equipe do Consultório na Rua. Na sequência, a terapeuta ocupacional e coordenadora do CAPS AD, Stela Marys Baldon, falou sobre A Nova Legislação sobre a Internação Involuntária. Após o intervalo para o almoço, o trabalho desenvolvido nas escolas pelo Conselho de Políticas sobre Drogas (COAD) e CAPS AD – “O Conselho vai à Escola”, foi apresentado por Ana Paula Silveira Corrêa, presidente do COAD.
A programação foi encerrada por Wellinton Moreira Lopes, com informes da Secretaria de Estado de Saúde e da Superintendência Regional de Saúde de Pouso Alegre.
No evento, foram expostos os trabalhos artesanais feitos por pacientes dos Centros de Atenção Psicossocial e Álcool e Drogas.

Trabalhos artesanais produzidos por pacientes dos CAPS foram expostos

RAPS

Em Poços, a RAPS – Rede de Atenção Psicossocial, é composta por duas unidades do CAPS – Centro de Atenção Psicossocial – Girassol e AD – Álcool e Drogas; o Consultório na Rua; a Unidade de Acolhimento; o NASF – Núcleo de Atenção de Saúde da Família, as UBSs – Unidades Básicas de Saúde; o pronto-atendimento do Hospital Margarita Morales; a UPA, o Hospital Santa Lúcia; o SAMU – Serviço de Atendimento Móvel de Urgência; além de duas clínicas e duas comunidades terapêuticas credenciadas.