Equipe da Secult participa da inauguração da Biblioteca Afrocentrada Dona Rosário

Iniciativa do Centro Cultural Afro-Brasileiro Chico Rei é inédita em Minas Gerais

O secretário municipal de Cultura, Gustavo Dutra, e a coordenadora das Bibliotecas Públicas, Raissa de Melo, participaram, na noite da última quinta-feira (8), da inauguração da Biblioteca Afrocentrada Dona Rosário, no Centro Cultural Afro-Brasileiro Chico Rei.

A iniciativa inédita em Minas Gerais integra a programação do Festival da Cultura Negra. A nova biblioteca vai disponibilizar mais de 80 livros sobre a população negra ou de autorias negras, dos mais diferentes gêneros, como história, romance, sociologia, antropologia e infantil.

O secretário municipal de Cultura, Gustavo Dutra, informou que a Secult está à disposição para colaboração técnica na catalogação do acervo. “Sem dúvida, a Biblioteca Afrocentrada é de extrema relevância e destaca Poços de Caldas tanto no fomento aos diálogos ligados ao povo preto quanto nas ações de incentivo ao livro e à leitura”, ressalta.

O acervo conta com títulos como “Mulheres, Raça e Classe”, de Angela Davis; “Minha Mãe é Negra Sim!”, de Patrícia Santana; “Meu Crespo é de Rainha”, de Bell Hooks; e “Reinado e Poder no Sul das Minas Gerais”, da professora, historiadora e ex-presidente do Chico Rei, Maria José de Souza (Tita).

“A biblioteca será um local para empréstimos de livros, mediações de leitura e contações de histórias, homenageando Maria Rosária Costa, carinhosamente chamada de Dona Rosário, que foi uma importante liderança do Centro Cultural Afro-Brasileiro Chico Rei”, destaca a presidente Thais Costa.

A coordenadora das Bibliotecas Públicas, Raissa de Melo, afirmou que os técnicos do setor auxiliarão no trabalho de catalogação do acervo, dentro das normas e procedimentos específicos. Mais informações estão disponíveis em www.chicorei.org.

O Festival da Cultura Negra tem o patrocínio da Prefeitura de Poços de Caldas, através do Edital de Culturas Tradicionais, e do Solidariedade Azzi, além do apoio da Moringa.