Você está em:

Equipe de Poços de Caldas participa de seminário sobre ética e educação em São Paulo

A secretária municipal de Educação de Poços de Caldas, Flávia Vivaldi, foi uma das palestrantes do Seminário “Ética, valores, educação e cidadania na sociedade brasileira: uma avaliação para além do desempenho”, realizado na última segunda-feira (30), pela Fundação Carlos Chagas e o Itaú Social, no Teatro Eva Herz, em São Paulo/SP.

O evento propôs a reflexão e o debate sobre a implementação de políticas públicas e o trabalho educacional realizado nas escolas brasileiras, a partir de pesquisas, avaliação e intervenção, considerando o cenário atual de crise de valores morais e éticos envolvendo as relações interpessoais e institucionais. Neste sentido, a escola é um espaço fundamental de vivência e de interação social propício à formação de valores.

Juntamente com o pesquisador do Departamento de Pesquisas Educacionais da Fundação Carlos Chagas, Dr. Adriano Moro, Flávia Vivaldi participou da Mesa de debate: “Como a educação pode contribuir? Aportes de pesquisa e de práticas na educação formal e não formal”, apresentando o tema “Uma experiência de avaliação em valores sociomorais na rede pública do Município de Poços de Caldas”.

O seminário foi voltado para profissionais da área da educação, pesquisadoras e pesquisadores e pessoas interessadas na temática. Por Poços de Caldas, também participaram do evento o coordenador do Centro de Referência do Professor, Cleiton Corrêa, a coordenadora do Programa Municipal da Juventude, Michele Santana, e a educadora da Divisão Pedagógica da SME, Rosemary Perugini Torres.

Secretária municipal de Educação de Poços de Caldas, Flávia Vivaldi, foi uma das palestrantes do seminário

“É com imensa alegria que compartilhamos o trabalho desenvolvido na rede municipal de Poços com educadores de todo o país. Nossa perspectiva de atuação na área de convivência ética nas escolas tem gerado interesse e menções de especialistas e profissionais em diversas oportunidades, dado ao caráter científico e embasado do trabalho que vem sendo realizado”, destaca a secretária municipal de Educação, Flávia Vivaldi.

Valores sociomorais
Por meio de termo de cooperação entre a Prefeitura de Poços de Caldas e a Fundação Carlos Chagas, a Secretaria de Educação realizou na rede municipal a “Avaliação dos valores sociomorais em plataforma digital com acesso on-line”, cujo objetivo é avaliar, a partir de situações-problemas, a adesão aos valores sociomorais de justiça, respeito, solidariedade e convivência democrática em alunos e professores das escolas públicas municipais. A partir dos diagnósticos das avaliações, as escolas poderão mensurar a adesão aos valores sociomorais, tanto dos educadores como dos estudantes, elaborando um plano de ação voltado ao tema, com a criação de atividades que visam discutir esses valores em sala de aula.

Telefone

(35) 3697-5000

Endereço

Avenida Francisco Salles, 343, Poços de Caldas - 37701-013

Funcionamento

09:00 às 17:00h de seg. a sex.

ÓRGÃO RESPONSÁVEL

Secretaria Municipal de Comunicação Social