Equipe de Wenceslau Braz conhece estrutura de assistência social de Poços de Caldas

A equipe de assistência social do município de Wenceslau Braz/MG esteve em Poços de Caldas na última semana para conhecer o funcionamento dos CRAS e da Vigilância Socioassistencial de Poços de Caldas. Com aproximadamente 2,6 mil habitantes, o município era o único do Sul de Minas que ainda não dispunha de uma sede do CRAS, inaugurada no mês de março de 2022.

O CRAS é a porta de entrada para os serviços da rede socioassistencial. Equiapamentos da chamada Proteção Social Básica, nos CRAS são identificadas e selecionadas as famílias que devem ser atendidas em programas sociais como Bolsa Família, Cesta Verde, tarifa social de energia, entre outros. Em Poços de Caldas, são 7 unidades: CRAS Centro, CRAS Leste I, CRAS Leste II, CRAS Oeste, CRAS Sul, CRAS Sul Apoio, CRAS Sul Apoio II, além da equipe volante (zona rural). Já o setor de Vigilância Socioassistencial é o responsável pela gestão do Cadastro Único de Assistência Social no município, entre outras atribuições.

Representaram o município de Wenceslau Braz na visita a coordenadora do CRAS, Taís Cristiane Silva; o gestor do CadÚnico, Naim de Paulo Costa; a assistente social Márcia Célia da Silveira Lima; e a auxiliar administrativo da Vigilância Socioassistencial, Jéssica Carvalho. A equipe foi recebida pela diretora administrativa da Secretaria Municipal de Promoção Social, Karina Custódio Pinto, e pela diretora técnica, Valéria Dias Castilho.

“É sempre importante esse momento de troca de experiências com outros municípios da região. Os representantes de Wenceslau Braz vieram conhecer nossa expertise, principalmente as ferramentas de gestão e Vigilância Socioassistencial, já que o município inaugurou recentemente seu CRAS”, ressalta a diretora administrativa da Secretaria Municipal de Promoção Social, Karina Custódio Pinto.