Escola Municipal João Pinheiro implanta modelo de gestão democrática

Alunos apresentaram seus sonhos para a escola

A Escola Municipal João Pinheiro, no Jardim Country Club, zona oeste do município, está implantando um novo modelo de gestão democrática, com ampla participação de toda a comunidade escolar. A nova equipe gestora tomou posse no dia 4 de fevereiro e as aulas se iniciaram no dia 18 do mês passado. Em menos de um mês, já foi possível implementar ações de valorização dos profissionais da Educação e de aproximação com as famílias.

A E.M. João Pinheiro atende 200 crianças no Ensino Fundamental I, sendo a metade em período integral. Já na primeira reunião do ano, os servidores vestiram, literalmente, a camisa da escola. “Nesse dia, todos receberam uma camiseta com o nome e lema para essa nova gestão, que é Escola Municipal João Pinheiro – Educando para a vida”, conta a diretora Valmiria Dias de Carvalho, que coordenará a unidade até 2022, ao lado da vice-diretora Quézia Pires Domingos Oliva.

Equipe gestora – Valmiria e Quézia – coordenam a unidade até 2022

Um grande encontro também reuniu as famílias dos alunos, com a participação de mais de 200 pessoas. “Nosso objetivo é abrir as portas da unidade porque acreditamos que esse espaço também pertence às famílias. Aproveitamos para apresentar as necessidades da escola e os planos que temos para alcançar nossas metas”, explica a diretora. “Tivemos uma resposta muito positiva das famílias. Os familiares saíram da reunião muito motivados e querendo ajudar. Alguns já trouxeram ideias e encaminharam doações para a escola”, celebra.

E os alunos não ficaram de fora. Afinal, as crianças são a razão de ser da escola. “Também realizamos uma reunião com os alunos, pois uma gestão democrática tem que ter a participação de todos. Apresentamos aos alunos nossos planos de trabalho e pedimos que eles compartilhassem os seus sonhos para a escola”, ressalta Valmiria.

A unidade escolar já conseguiu parceiros em diversas áreas, que auxiliam na manutenção do prédio e no desenvolvimento de projetos. São serviços nas áreas de eletricidade, informática, pedagogia, além de ajuda financeira.

Professoras receberam atenção especial no Dia Internacional da Mulher

Na área pedagógica, todas as turmas estão engajadas no projeto “Eu e minha bagagem”, que traz à tona a história, a vivência, os sonhos e o dia a dia de cada um. A iniciativa envolve todas as disciplinas, oferecendo aos alunos e professores a oportunidade de se conhecerem melhor e construírem confiança e autonomia sobre sua história.

Eventos
Neste ano, o Carnaval na E.M. João Pinheiro foi especial, com a presença das famílias, desfile de fantasias e muita animação ao som das tradicionais marchinhas.

E no Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março, as mulheres foram presenteadas. “Todas receberam limpeza de pele, maquiagem e brindes. Um profissional motivado e valorizado enfrenta melhor o dia a dia de trabalho e sente vontade de trabalhar, pois tem alegria e paz no ambiente, o que se reflete diretamente no processo de aprendizagem da criança”, defende a diretora.