Escolas municipais terão aulas de empreendedorismo, em parceria com o Sicoob

Foi realizada na tarde da última terça-feira (23), a solenidade de assinatura do termo de cooperação “Empreendedorismo nas escolas – Coop Educação”, celebrado entre a Prefeitura de Poços de Caldas, por meio da Secretaria Municipal de Educação, e o Sicoob – Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil.

O Programa Coop Educação tem como objetivo ampliar o conhecimento e fortalecer conceitos de colaboração e união na juventude, com diversos projetos voltados para crianças e adolescentes sobre educação financeira e cooperativismo. O programa vai capacitar professores da Rede Municipal de Ensino para implementar o empreendedorismo na vida dos jovens.

A iniciativa será desenvolvida com os alunos do 6º ao 9º ano, a partir do ano letivo de 2022, nas 23 escolas municipais que atendem o Ensino Fundamental II. Todo o conteúdo será disponibilizado pelo Sicoob, como o curso de formação aos educadores e o material que será ofertado aos estudantes.

A solenidade de assinatura foi realizada no auditório da Secretaria Municipal de Educação e contou com a presença de diretoras de cinco escolas da Rede Municipal, representando todas as regiões da cidade. A secretária municipal de Educação, Maria Helena Braga, afirmou que a iniciativa está em consonância com a proposta do prefeito Sérgio Azevedo de “educar para o amanhã”.

“O Sicoob vai fazer uma capacitação dos professores, com o acompanhamento do nosso Centro de Referência do Professor e, depois, vamos iniciar o trabalho com os alunos, com uma aula por semana até o final do ano de 2022, para que todos os nossos estudantes tenham conhecimentos sobre empreendedorismo”, destacou a professora Maria Helena Braga.

Já o prefeito Sérgio Azevedo enfatizou que as aulas de empreendedorismo, em parceria com o Sicoob, estão entre as novidades que a administração municipal vai implementar, visando inovar a educação em Poços de Caldas.

O fundador e presidente do Sicoob, João Carlos Leite, relembrou a trajetória de sucesso da instituição e falou da emoção de poder levar conhecimento e motivação para os alunos da Rede Municipal de Ensino de Poços de Caldas. “Estamos aqui para ajudar a mudar o destino desses alunos. Poços merece”, enfatizou.

O programa contempla conteúdos de empreendedorismo, educação financeira e cooperativismo, que prezam pela sensibilidade social, focados nos impactos para o futuro, acreditando na importância da educação para o desenvolvimento pessoal e financeiro de toda a sociedade.