Nesta terça-feira, 28, quem passou por praças, parques e demais pontos de Poços de Caldas, onde estão algumas estátuas históricas da cidade, pôde perceber que estes monumentos agora estão mascarados. O trabalho começou a ser feito como parte de uma iniciativa do Comitê Municipal Gestor Extraordinário do Plano de Contingenciamento em Saúde do Coronavírus – Corona Vírus – COVID 19, que deliberou e solicitou a colocação das máscaras nas estátuas, como ação que visa a conscientização da população para a necessidade do uso do equipamento de proteção individual, sejam elas descartáveis ou de pano. A ação foi autorizada pelo Condephact – Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Cultural e Turístico de Poços de Caldas, visando o cuidado e a integridade das estátuas. A colocação foi feita com o apoio da equipe do DME – Departamento Municipal de Eletricidade.
Estátuas Mascaradas
Receberam máscaras as estátuas da Praça Pedro Sanches: Minas ao Brasil e Antônio Carlos Ribeiro
(em frente às Thermas); no Jardim Lateral do Palace Hotel: Dr. Pedro Sanches de Lemos; na Rua Piauí, 1, o monumento da Fonte dos Amores; na Praça Dom Pedro II (Praça dos Macacos): Monumento às Mães e Dr. Caio Junqueira; na Praça Getúlio Vargas, a homenagem aos Pracinhas; na Praça Antônio Trindade (Cascatinha), Zumbi de Palmares; na Praça Brasil ou Praça das Rosas, a estátua de Mauro Ramos de Oliveira.
Máscaras de Tecido
Foi publicado no Diário Oficial do Município desta terça-feira, 28 de abril, o Decreto 13.312, que dispõe sobre a flexibilização das medidas para enfrentamento da emergência em saúde pública decorrente da pandemia causada pelo novo coronavírus (Covid-19) e prevê a adoção do distanciamento social seletivo em Poços de Caldas. O decreto reúne as medidas já anunciadas pelo prefeito Sérgio Azevedo na noite do último domingo (26), considerando as deliberações do Comitê Municipal Gestor Extraordinário do Plano de Contingenciamento em Saúde do Coronavírus – Comitê Extraordinário COVID-19 – que apontam para a flexibilização das medidas em vigor, especialmente sobre o funcionamento de serviços e comércio, desde que de forma controlada e gradativa, observadas as medidas de segurança. A partir do dia 1º de Maio, Dia do Trabalho, fica autorizado o funcionamento dos estabelecimentos ou instituições não considerados essenciais, incluindo bares e restaurantes. As atividades comerciais não essenciais terão seus horários de segunda a sexta-feira definidos conforme resolução do Comitê, a ser publicada nesta quarta-feira, dia 29, e poderão funcionar das 8h às 14h aos sábados, sendo vedado o funcionamento aos domingos. O Decreto 13.312 está disponível na íntegra na edição suplementar do Diário Oficial do Município desta terça-feira (28) ou no link https://bit.ly/3aOCU7U.
O uso de máscara ao sair às ruas passa a ser obrigatório a todos os cidadãos, observadas as orientações gerais da Anvisa, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária e do Ministério da Saúde quanto à conservação do dispositivo que atua como barreira na propagação da doença. A Secretaria Municipal de Saúde de Poços de Caldas já está providenciando, por meio de edital de chamamento público, a compra de máscaras de pano para serem distribuídas à população, nos próximos dias.