O Curso de Administração da PUC Minas, campus Poços de Caldas, a Receita Federal do Brasil e a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho realizaram, na última segunda-feira (18), o debate “O papel do REDEX e das empresas no Desenvolvimento Local – uma trajetória de sucesso”. O evento contou com a participação de aproximadamente 80 pessoas, entre estudantes universitários, empresários e autoridades, na PUC Minas.
O Recinto Especial para Despacho Aduaneiro de Exportação (REDEX), inaugurado em julho deste ano, permite que as empresas embarquem suas exportações direto para os portos, aeroportos e nas fronteiras terrestres, permitindo maior agilidade e redução de custos. “Temos certeza de que Poços de Caldas está preparada para atender, inclusive a região, no mercado internacional”, destacou a professora do curso de Administração da PUC Minas, Maria José Scassiotti.
Durante o evento, foram apresentados dados de operação do Recinto Especial para Despacho Aduaneiro de Exportação. Localizado no Distrito Industrial do município, o REDEX representa um grande avanço para as exportações da região. Em menos de quatro meses de funcionamento, já foram exportados até o momento U$ 2.473.000,00 (dois milhões quatrocentos e setenta e três mil dólares) em grãos e minérios.
“Os dados sobre exportações na jurisdição da Delegacia de Poços de Caldas são sempre impressionantes em números de cargas e valores. Temos uma variedade imensa de produtos primários, ampla diversidade de commodities e uma gama de sólidas empresas que movimentam exportações em volumes significativos”, informou o auditor-fiscal e chefe da Seção Aduaneira, Daniel Coelho. Também participaram do encontro o delegado e auditor-fiscal, Michel Lopes Teodoro, e o auditor-fiscal e chefe da Fiscalização, José Lopes Amorim.
“O encontro debateu a potencialização das exportações e a relevância da instalação do REDEX para o município e também para a região. Discutimos ainda as possibilidades futuras para facilitar o processo de importação”, ressaltou o vice-prefeito Flávio Faria, titular da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho.
O REDEX foi criado para facilitar o controle de liberação das cargas para o comércio exterior com diversas vantagens para os exportadores, principalmente a agilidade no desembaraço aduaneiro, reduzindo o tempo de espera nos portos. O recinto pode ser utilizado por quaisquer empresas que queiram exportar, independentemente de suas localizações. A intenção é aumentar ainda mais o fluxo de exportação para o próximo ano.