Evento discute avanços e desafios da Luta Antimanicomial

Tema será debatido na próxima quarta, 8, a partir de 9 da manhã, na Câmara, com participação aberta ao público

Profissionais das Secretarias Municipais de Saúde e de Promoção Social, da Faculdade Pitágoras, estudantes e a população em geral se encontram na próxima quarta, 8, para discutir os avanços e os desafios da Luta Antimanicomial. O Movimento da Reforma Psiquiátrica se iniciou no final da década de 1970, em pleno processo de redemocratização do país, e em 1987 teve dois marcos importantes para a escolha do dia que simboliza essa luta, com o Encontro dos Trabalhadores da Saúde Mental, em Bauru/SP, e a I Conferência Nacional de Saúde Mental, em Brasília. A data de 18 de maio deu visibilidade ao Movimento da Luta Antimanicomial. “A data tem como objetivo propor uma reorganização no modelo de atenção em saúde mental no Brasil, buscando a garantia da cidadania de usuários e familiares, que foram historicamente discriminados e excluídos da sociedade”, destacou a enfermeira Rosilene Faria. Durante todo o mês de maio, ações visam mobilizar a população para a reflexão. A realização do próximo dia 8 abre as discussões deste ano em Poços.

Programação

O evento será na Câmara Municipal, após aprovação pela Casa, de proposição feita pelo vereador Lucas Arruda. A participação é aberta a toda a população. A programação tem início a partir de 9 da manhã, com exibição do documentário: “Quem é o Sujeito? Depoimentos, Reflexões e o Papel da Mídia na Problemática da Dependência Química”. O vídeo foi produzido por duas jornalistas graduadas pela Unifae, o Centro Universitário das Faculdades Associadas de Ensino de São João da Boa Vista/SP: Marcela Garcia e Tainá Nery, sob a orientação da professora mestre Aline Fallaci. O material foi todo gravado no Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas, em Poços e traz depoimentos de pacientes e da equipe multidisciplinar, composta por: terapeuta ocupacional, enfermeiro, psicólogo e psiquiatra. Após a exibição do documentário com 24 minutos de duração, tem início a roda de conversa. “É importantíssimo falar sobre a Luta Antimanicomial, um movimento fundamental para as mudanças que tivemos e que ainda temos na forma de lidar e de tratar a saúde mental no Brasil” afirmou o secretário de Saúde Carlos Mosconi. O evento: “Luta Antimanicomial – Refletindo sobre os novos caminhos, porque falar sempre é preciso”, é realizado pela Prefeitura, por meio das secretarias municipais de Saúde e de Promoção Social, com o apoio da Câmara Municipal e da Faculdade Pitágoras.