No dia 11 de junho, às 19h, será inaugurada a exposição “Con(verso) e prosa: Vida e obras de Adriana Manucci”, na Biblioteca Centenário de Poços de Caldas, com uma roda de conversa que contará com a presença da autora homenageada. O bate-papo será mediado por Sérgio Roberto Montero Aguiar, mestre em Literaturas Espanhola e Hispano-americana pela USP, e tem como proposta destacar a trajetória literária de Adriana e valorizar o acervo cultural formado por diversos autores locais.
A Biblioteca Centenário convida a comunidade para prestigiar a abertura da exposição com a escritora de “Flor de Cacto e Alguns Espinhos”. Adriana Manucci estará presente para dialogar com os leitores sobre sua obra e processo criativo. Ao comentar sobre o simbolismo do título de seu livro, Adriana explica: “O cacto é uma planta que exige pouco para viver. Sobrevive nos lugares mais áridos, sem cuidados e, ainda assim, floresce. Acredito que meus textos giram em torno dessa ideia: a necessidade de florescer, independentemente das adversidades”.
Com um acervo diversificado, composto por poemas, contos e textos autorais, a mostra proporciona ao público uma experiência de leitura instigante e acessível, capaz de despertar reflexões e estimular o pensamento crítico. “Eu gosto sempre que a minha escrita seja provocativa, que as pessoas possam refletir sobre alguma coisa, mesmo que aquilo ali fique um pouquinho para a pessoa pensar”, afirma Adriana Manucci.
Sua obra é marcada pela concisão e profundidade. Em um de seus minicontos, ambientado em uma linha de ônibus, a autora evidencia a beleza da simplicidade cotidiana, mostrando que até os detalhes mais corriqueiros podem se transformar em poesia.
Esta será a primeira de uma série de exposições dedicadas a escritores de Poços de Caldas, fortalecendo a imagem do município como um polo literário em Minas Gerais. A exposição permanecerá aberta por um mês, possibilitando ao público o contato com a trajetória e a obra da escritora.
Quem é Adriana Manucci?
Vinda de uma família de professores, Adriana sempre foi incentivada a ler. Entre versos e rimas, sua infância foi marcada por muita escrita em seu tempo livre e, com o apoio de seus familiares, decidiu que seguiria o mesmo caminho na vida adulta. Formada em Letras e Pedagogia e pós-graduada em Psicopedagogia, Manucci tem longa carreira em escolas.
A escritora e professora, que lecionou por 35 anos, não saiu do ambiente escolar e é a atual coordenadora pedagógica do Ensino Fundamental II do Colégio Pelicano. Foi coautora das antologias do Box “As quatro estações”, sendo “Drummond para sempre”, “Poesia Minimalista vol. II”, “Mario Quintana – Antologia poética” e “Pessoa de verdade” (todas do Selo Editorial Independente).
Sua estreia literária solo ocorreu no Festival Literário Internacional de Poços de Caldas, em 2022, com a coletânea “No Silêncio, na Noite: Poesias e Outros Caos”, composta por 60 poemas provocativos e sensíveis. Em 2025, retornou ao Flipoços com o lançamento de “Flor de Cacto e Alguns Espinhos”, reafirmando sua presença na cena literária regional.
Adriana ocupa a cadeira nº 28 da Asfemil (Academia Feminina Sul-Mineira de Letras), entidade que visa valorizar escritoras da região e preservar a memória literária do Sul de Minas. “O objetivo da Asfemil, além de valorizar as escritoras sul-mineiras, é resgatar a história dos escritores e, principalmente, das mulheres escritoras no sul de Minas”, ressalta a escritora. Ela também integra o coletivo “Elas Escrevem”, grupo voltado à promoção da literatura feminina por meio de oficinas, saraus, slams e encontros culturais. “O coletivo tem sido um espaço enriquecedor, oferecendo oportunidades para que mais mulheres se aproximem da arte e da cultura”, destaca.
Serviço:
Abertura da exposição “Con(verso) e prosa: Vida e obras de Adriana Manucci”
Data e horário: 11 de junho, às 19h
Local: Biblioteca Centenário – Praça Getúlio Vargas, s/n (Espaço Cultural da Urca)
Contato: (35) 3697-2375
Funcionamento da biblioteca: segunda a sexta-feira, das 8h às 17h30.