Entra na última semana a exposição “Museu: o Baú do Saber”, em cartaz na Sala de Exposições Temporárias Nini Mourão, no Museu Histórico e Geográfico de Poços de Caldas. A mostra, aberta ao público desde o dia 14 de maio, encerra-se no próximo dia 12 de junho.
A exposição reúne fotos das monitorias e pesquisas desenvolvidas pelo Museu, textos e gráficos explicativos sobre as atividades desenvolvidas no MHGPC, painéis temáticos sobre ciclos econômicos da história da cidade e patrimônios locais. Além disso, livros sobre a história de Poços e cristais também estão expostos.
A mostra traz, por exemplo, os cristais cedidos pelos Cristais Cad’Oro. Concomitantemente também apresenta cinco painéis temáticos: Semana dos Museus e o Papel do MHGPC; Formação da caldeira vulcânica; Educação Patrimonial e o Patrimônio Imaterial e Desmistificando os Cristais; Da ocupação ao povoamento e Materialização do espaço ao longo do tempo; e Ciclos econômicos de Poços de Caldas e Café Vulcânico.
De um modo geral, a mostra traz informações sobre o papel e importância do MHGPC, explicações sobre a caldeira vulcânica, curiosidades sobre os patrimônios materiais e imateriais, povoamento e ocupação do espaço da cidade e sobre suas atividades econômicas.
A exposição compõe a programação do MHGPC para a Semana de Museus que, neste ano, trouxe como tema “Museus, Educação e Pesquisa”. A iniciativa tem como objetivos atrair novos visitantes, refletir sobre o papel dos museus na sociedade e valorizar as atividades desenvolvidas pelo MHGPC, sobretudo educação e pesquisa.