Mostra em cartaz na Câmara Municipal foi aberta oficialmente nesta terça-feira (7)

Abertura oficial da exposição foi realizada no início da tarde desta terça-feira
Nesta terça-feira, 7 de outubro, foi oficialmente aberta a exposição “Ternos de São Benedito”, na Câmara Municipal de Poços de Caldas. A Casa do Povo recebe a mostra especial que celebra o Dia Municipal dos Ternos de Congos, reunindo impressões de imagens do acervo do Museu Histórico e Geográfico, acompanhadas de objetos de indumentária. A mostra fica disponível ao público até 17 de outubro, para celebrar e reviver momentos históricos da nossa cidade.
A exposição visa exaltar a relevância dos Ternos de Congos de Poços de Caldas, expressão máxima da Festa de São Benedito e patrimônio imaterial basilar na formação do povo poços-caldense. O público também pode conhecer estandartes, bandeiras e objetos que contam a história dos Ternos de Congos e dos Grupos de Caiapós da cidade.
A exposição integra a programação do Dia Municipal dos Ternos de Congos, celebrado em 5 de outubro, Dia de São Benedito no Brasil. A data integra o Calendário Oficial de Eventos Turísticos, Culturais e Desportivos e reforça o compromisso com a preservação das manifestações tradicionais.
“Quando vemos essas fotos que mostram a tradição e a história da nossa cidade, é possível entender o quão importante é valorizar e fazer com que essa história seja preservada, com todo o apoio necessário para que as Congadas continuem existindo, resistindo e se perpetuando”, ressalta o secretário municipal de Cultura, Nando Gonçalves.
Para Lilian Regina, tesoureira da Associação dos Ternos de Congos e Caiapós de Poços de Caldas, além do reconhecimento, a exposição também é uma oportunidade de mostrar a cultura dos Ternos de Congos para a comunidade. “Durante muito tempo ficamos no escuro, mas hoje a nossa fé e a nossa tradição são reconhecidas e respeitadas”, pontua.
Os tambores reverenciam a devoção do povo a São Benedito, marca do sincretismo tão característico da cultura mineira. Segundo o Dossiê de Registro do Bem Imaterial Festa de São Benedito de Poços de Caldas, elaborado pela Divisão de Patrimônio Construído e Tombamento, “o Congado é uma dança que lembra a coroação do Rei Congo e da Rainha Ginga de Angola, acompanhado de um cortejo compassado, levantamento de mastros e música. Esta manifestação cultural e religiosa, de influência africana, ocorre em algumas regiões do Brasil, tendo por temas a devoção a São Benedito e o encontro da imagem de Nossa Senhora do Rosário”.
“Os Congos e Caiapós estiveram desde o início da construção de Poços de Caldas, então é importantíssimo eles terem esse reconhecimento”, destaca a pedagoga da Divisão de Patrimônio Construído e Tombamento da Prefeitura, Sônia Sanches. Ela ressalta que viabilizar apoio às manifestações culturais tradicionais é a resposta positiva que o Poder Público deve dar à sociedade.
Para além da memória, a exposição é um convite à reflexão: o que faz com que uma tradição resista ao tempo e siga estabelecendo conexões com as transformações inerentes à evolução da cidade? Como sonhar o futuro do patrimônio cultural mais popular de Poços de Caldas?
As respostas estão nos corações que tremem a cada batida dos tambores; nos pés que seguem a Congada, até mesmo sem querer; nas mãos que se colocam em oração; naqueles que se curvam à passagem das bandeiras; dentro dos que sabem que os Ternos são de São Benedito.