FAKE NEWS! Notícia sobre Programa Renda Mensal é falsa

A Prefeitura comunica que é falsa a notícia sobre a concessão de um auxílio de R$ 130,00 para famílias de baixa renda afetadas pela pandemia.

A falsa notícia está sendo publicada e compartilhada nas redes sociais, inclusive direcionando o internauta a realizar um cadastro on line, onde são informados dados pessoais como CPF. As informações seriam para inserção num fictício ‘Programa Renda Mensal Familiar 2021’.

A Secretaria Municipal de Comunicação Social alerta para a tentativa de golpe, já que não há nenhum cadastro deste tipo aberto pela Prefeitura e a mensagem direciona o usuário para um site não oficial. As publicações da Prefeitura de Poços de Caldas são feitas diretamente no site institucional www.pocosdecaldas.mg.gov.br, tanto no Diário Oficial Eletrônico como no campo destinado a notícias. As informações são compartilhadas também nas redes sociais oficiais da Prefeitura.

Em caso de dúvida, além de pesquisar nesses locais, o cidadão pode utilizar também a ferramenta de checagem de informações, disponibilizada no Sistema de Ouvidoria Online, o e-Ouve. A ferramenta de fact-checking pode ser utilizada sempre que um cidadão precisar confirmar alguma informação relacionada aos atos da Prefeitura, secretarias municipais e autarquias.

O Sistema de Ouvidoria Digital via aplicativo está disponível para download gratuito nos serviços de distribuição digital de aplicativos (basta digitar eOuve) ou pelo site http://pocosdecaldas.eouve.com.br.

Na dúvida, não compartilhe!