Você está em:

Farmácias do SUS têm novas regras de atendimento durante a pandemia de Covid-19

O setor de Assistência Farmacêutica da Secretaria Municipal de Saúde instituiu um Protocolo de Contingência da Assistência Farmacêutica. Na prática, o documento representa uma série de recomendações e mudanças, que visam trazer mais segurança ao atendimento, tanto para usuários, quanto para servidores das quatro unidades de farmácias do município. A adequação das atividades é necessária em função da pandemia do Novo Coronavírus – Covid 19. As orientações gerais de adequação determinam que os medicamentos de uso crônico serão liberados por até 60 dias, incluindo os medicamentos regulados pela Portaria 344/98. Os medicamentos agudos, disponibilizados pela SES/MG e regulados pela Portaria 344/98 e RDC 20/2011 serão fornecidos conforme Procedimentos Operacionais Padrão (POP) vigentes e legislações específicas, não sofrendo alteração das regras atuais.

Já para a dispensação do Componente Especializado (Alto Custo), a orientação é priorizar atendimentos de condições mais graves e estimular o uso da Declaração Autorizadora, elegendo representantes dos pacientes dos grupos de risco para a retirada dos medicamentos, sendo eles: pacientes com idade igual ou superior a 60 anos; portadores de doenças crônicas; além de gestantes ou lactantes.

O protocolo prevê ainda a ampliação da quantidade de medicamentos dispensados para cobertura superior a um mês, de acordo com a disponibilidade em estoque. No caso do Alto Custo, estão sendo priorizados os atendimentos agendados, em contato telefônico feito pela equipe com os pacientes, inclusive com início do expediente antecipado para às 7 horas da manhã. Além disso, fica prorrogada a validade do laudo de solicitação, avaliação e autorização de medicamento por período adicional de três meses. Dúvidas podem ser esclarecidas pelo telefone: 3697-2367.

Clique aqui para ter acesso à Declaração Autorizadora 

Atendimento

Para a dispensação dos medicamentos, os servidores devem utilizar luvas, como forma de evitar o contato com itens de uso pessoal dos pacientes e higienizar as mãos após cada atendimento. A indicação é manter pelo menos um metro de distância e priorizar o atendimento de idosos, pessoas com sintomas respiratórios, transplantados, portadores de doenças autoimunes como artrite reumatóide, psoríase, esclerose múltipla e Doença de Crohn, dentre outras; além de gestantes. Objetos e superfícies de uso comum, como balcões, materiais de informática e canetas, devem passam por constante limpeza e desinfecção, com álcool 70% ou hipoclorito de sódio 1%.

Pontos de Atendimento

Para retirar medicamentos nas farmácias municipais, é necessário levar o Cartão SUS e a receita médica. Lembrando que aos sábados não são liberados medicamentos controlados. A dispensação de medicamentos deve sempre acontecer mediante prescrição médica.

Horários

Farmácia Central (Policlínica)

De 2ª feira a 6ª feira: 7h às 17h30

Sábado: 8h às 17h

Farmácia da Zona Sul (Hospital Margarita Morales)

De 2ª feira a 6ª feira: 8h às 17h

Sábado: 8h às 14h


Farmácia da Zona Leste (Hospital da Zona Leste)

De 2ª feira a 6ª feira: 8h às 14h

Farmácia da Zona Oeste (Vilas Unidas)

De 2ª feira a 6ª feira: 8h às 14h

Telefone

(35) 3697-5000

Endereço

Av. Mansur Frayha - 1677, Bortolan, Poços de Caldas - 37704-722

Funcionamento

09:00 às 17:00h de seg. a sex.

ÓRGÃO RESPONSÁVEL PELO SITE

Secretaria Municipal de Transparência e Comunicação