Você está em:

Festa de São Benedito tem cortejo com congos e procissão nesta sexta

Cortejo com os Mastros pelos Congados vai seguir pelo centro

A Festa de São Benedito começou no feriado do Dia do Trabalhador (1º). Nesta sexta (3), começa a programação cultural do evento. Às 19h, acontece a abertura da Capela de Santa Cruz com os capitães de congo, seguida de cortejo com os Mastros pelos Congados (rua Barão do Campo Místico,  Junqueiras, Praça Pedro Sanches, chegando à igreja de Santo Antônio). 

Às 20h30, ocorre a retirada da Imagem de Nossa Senhora do Rosário e, às 21h, a procissão com andor de Nossa Senhora do Rosário e os Mastros Sagrados (saída da Igreja de Santo Antônio). A Festa de São Benedito vai até o dia 13, feriado local, quando acontece alvorada festiva, missa conga e procissão. 

Esta é a 115ª edição. Há barracas com comida típica, bebidas e doces e parque de diversões. Este ano, as nove entidades assistenciais que utilizam a área externa da Festa de São Benedito para comercializar doces estão atuando unidas. Agora, o caixa é único, com retirada de fichas para serem usadas em qualquer barraca de doces. 

Nos finais de semana, as barracas das paróquias, no pátio da igreja, servem almoço. De segunda a sexta, elas funcionam a partir das 18h. O cardápio inclui caldos, pernil, pastel de fubá, feijoada e bebidas. 

Programação cultural: 

Dia 3 

19h – Abertura da Capela de Santa Cruz com os capitães de congo 

20h – Cortejo com os Mastros pelos Congados (rua Barão do Campo Místico, Rua Junqueiras, Praça Pedro Sanches, chegando à igreja de Santo Antônio) 

20h30 – Retirada da Imagem de Nossa Senhora do Rosário 

21h – Procissão com andor de Nossa Senhora do Rosário e os Mastros Sagrados (saída da Igreja de Santo Antônio) 

21h30 – Chegada dos congos ao pátio de São Benedito, levantamento dos Mastros Sagrados, entronização da Imagem de Nossa Senhora do Rosário na Igreja de São Benedito pelos capitães de congo e bênção dos devotos de São Benedito 

Dia 11 

15h – Retirada dos caiapós na Fonte dos Amores 

15h30 – Caminhada pela cidade, conduzindo os caiapós até a Igreja de São Benedito na Praça Coronel Agostinho Junqueira 

18h – Celebração eucarística na Igreja de São Domingos com a presença de todos os ternos de congos e caiapós 

De 11 a 13 

21 h – Embaixada de Carlos Magno e os 12 partes de França pelo terno de congos de são Benedito, no pátio da Igreja de São Benedito 

Dia 13 

6h – Alvorada festiva com queima de fogos e repique de sinos da Igreja de São Benedito e Nossa Senhora da Saúde (Basílica) 

10h – Missa conga na Igreja de São Benedito 

12h – Visita dos ternos de congo e caiapós à Basílica de Nossa Senhora da Saúde 

16h – Procissão com andores de São Benedito, Nossa Senhora do Rosário e Santa Efigênia

Telefone

(35) 3697-5000

Endereço

Avenida Francisco Salles, 343, Poços de Caldas - 37701-013

Funcionamento

09:00 às 17:00h de seg. a sex.

ÓRGÃO RESPONSÁVEL

Secretaria Municipal de Comunicação Social