Festival Música nas Montanhas realiza concertos gratuitos em diferentes pontos da cidade

A 21ª edição do Festival Música nas Montanhas (FMM), que segue até o dia 18, em Poços de Caldas (MG).  O evento é marcado por uma agenda de oficinas de instrumentos orquestrais e cerca de 30 concertos gratuitos, evidenciando grandes nomes da música erudita e instrumental.

Confira a programação deste fim de semana

Sábado (11/01)

O Teatro da Urca recebe no sábado (11), às 20h30, o Grupo DoContra. O espetáculo, como toda a agenda de concertos, tem entrada gratuita.

GRUPO DOCONTRA

Uma das mais gratas surpresas da nova geração de instrumentistas da música brasileira, e que fascina o público a cada apresentação. O virtuoso quinteto é formado por contrabaixistas da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais.

O grupo de jovens musicistas recebeu o Prêmio Mimo Instrumental e procura difundir o som do contrabaixo e, em seus concertos, explora todas as possibilidades de repertórios possíveis para o instrumento, buscando proporcionar ao público uma nova maneira de se ouvir a música popular brasileira.

Criado em 2016, o DoContra apresenta em seu espetáculo, chamado “Um pouquinho de Brasil”, obras de Villa-Lobos, Dominguinhos, Tom Jobim, Edu Lobo, João Bosco, Flavio Venturini, entre outros compositores. Todos os arranjos são escritos especialmente para o quinteto.

Domingo (12/01)

Neste domingo (12), o Teatro da Urca recebe, às 20h30, o espetáculo de abertura oficial da 21ª edição do Festival Música nas Montanhas. O concerto apresenta a Orquestra Versatilis, sob regência do maestro Jean Reis, trazendo como solistas o consagrado violinista Ricardo Herz e os contrabaixistas Valdir Claudino, Ana Valéria Poles e Sérgio de Oliveira.

A seleção eclética do programa traz a música de Carlos Gomes numa adaptação para orquestra de cordas  feita pelo próprio solista Dr. Valdir Claudino. O casal de professores de contrabaixo Ana Valéria Poles e Sérgio de Oliveira interpreta “Passione Amorosa”, um dos ícones do repertório do instrumento, por Bottesini.  A última parte do programa retrata a brasileiríssima música de Ricardo Herz, em composições e arranjos que fundem técnica e virtuosismo ao bom gosto, numa roupagem popular arrebatadora.

Série de Concertos Especiais

Ainda neste domingo (12), o Festival dá início à série de Concertos Especiais, que tem como característica a disseminação de cultura em diferentes espaços da cidade. Assim, quatro apresentações acontecem ao longo do dia, sendo a primeira às 10h45, na Igreja de São Domingos, apresentando a Classe de Canto do Festival.

Às 11h, o Instituto Moreira Salles (IMS) recebe espetáculo que prioriza o repertório de choro, com apresentação ao ar livre, no Música na Jabuticabeira. Também às 11h, o Mercado Municipal torna-se palco para um quarteto de metais e, às 17h, o Instituto Moreira Salles é novamente espaço para a série de Concertos Especiais, com Recital da Classe de Canto.