Você está em:

Fisioterapeuta do SAD de Poços ministra palestra para representantes do SAD de todo Brasil

-Palestra foi organizada pela Coordenação da Atenção Domiciliar do Ministério da Saúde –

O programa do Serviço de Atenção Domiciliar (SAD) Melhor em Casa vem se tornando destaque e referência nacional.

Na última quarta-feira (27), foi realizada mais uma etapa da educação permanente programada para o ano de 2022, que é organizada pela Coordenação da Atenção Domiciliar do Ministério da Saúde. O tema abordado foi “Reabilitar no SAD – Até quando?”, ministrado pelo fisioterapeuta do Melhor em Casa de Poços de Caldas, Tarcísio Aquino.

O Melhor em Casa trabalha com a desospitalização dos pacientes para serem assistidos em domicílio. E isso favorece não somente a quantidade de leitos disponíveis nos hospitais, mas também a qualidade de vida do paciente por ser atendido no conforto de seu lar. O programa conta com médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas, nutricionista, fonoaudiólogo, assistente social, psicólogo, auxiliar administrativo e motoristas, que juntos, procuram dar a melhor assistência ao paciente internado em domicílio, favorecendo sua transição para as redes de apoio à saúde.

A Diretora da Atenção Domiciliar do Ministério da Saúde, Dra. Mariana Borges Dias, abriu a palestra destacando a importância do momento.“O tema abordado é de extrema importância aos usuários e profissionais, podendo esclarecer o papel da reabilitação dentro do programa, que conta com o apoio das Redes de Apoio à Saúde (RAS) na transição do cuidado do paciente desospitalizado e/ou crônico agudizado.”

O fisioterapeuta do SAD de Poços, Tarcísio Aquino que faz parte do Grupo de Trabalho da Equipe Técnica em Atenção Domiciliar do Ministério da Saúde, apresentou a todos os SAD do Brasil seu protocolo de elegibilidade ao programa de reabilitação do Melhor em Casa e falou sobre a experiência. “Fico muito feliz de nosso trabalho ser reconhecido no âmbito nacional, pois, com o apoio de toda a equipe e da coordenadora Alexssandra Santos, conseguimos estabelecer critérios de elegibilidade, indicadores funcionais por meio de escalas científicas e gerenciamento dos mesmos indicadores.”

Tarcísio destacou ainda, como se sentiu ao ser convidado para participação. “Quando Dra. Mariana Borges me convidou para integrar sua equipe, todos do nosso programa se sentiram representados. Inicialmente, auxiliei com uma nota técnica sobre reabilitação Pós-COVID19 e, em seguida, também redigi um capítulo, com parceria da nutricionista Eliza Sampaio, sobre reabilitação cardiopulmonar na Atenção Domiciliar para o Tratado de Atenção Domiciliar, que no momento encontra-se em edição. No momento estamos trabalhando com a revisão e atualização da portaria do SAD e notas técnicas complementares. Ficamos muito gratos em representar nosso município nacionalmente. Fruto de muitas inovações recentes no programa e muita dedicação ao paciente, que realmente é o principal beneficiado.”

A palestra, que foi apresentada de modo remoto, pode ser assistida pelo canal oficial do DATASUS. https://youtu.be/7tQft9Zc_hA

 

 

Telefone

(35) 3697-5000

Endereço

Avenida Francisco Salles, 343, Poços de Caldas - 37701-013

Funcionamento

09:00 às 17:00h de seg. a sex.

ÓRGÃO RESPONSÁVEL

Secretaria Municipal de Comunicação Social