Flipoços Virtual terá cerca de 120 convidados

Evento divulga programação prévia, que reúne alguns dos maiores nomes da literatura brasileira

Monja Coen se encontra com o público do Flipoços de forma híbrida, no dia 27 de abril, às 20h

Ampliando fronteiras e oferecendo a possibilidade de participação do público de qualquer parte do mundo a uma programação cultural intensa, o Festival Literário Internacional de Poços de Caldas – Flipoços Virtual 2022 – recebe, neste ano, cerca de 120 convidados em mais de 50 mesas que priorizam grandes nomes da literatura de língua portuguesa e ainda incentivam a produção literária independente. A programação traz autores como a Monja Coen e mesas-redondas de acesso gratuito e on-line, além de ações com a presença de público e uma grade especialmente destinada ao público infantil.

Ao todo, serão mais de 50 mesas, trazendo temas como “A pandemia como lugar para a escrita”, com Maria Dolores, Cris Cortês e Elisângela Fialho; “Da negação ao despertar: Ensinamentos da Monja”; “O neocolonialismo à espreita”, com o economista e professor Marcio Pochmann e professor Emir Sader; “Caminhos da autodescoberta”; com Ju Cirqueira e Gui Pintto; “Contos de fadas e histórias clássicas”; com Rui de Oliveira, um dos mais renomados ilustradores de contos e histórias clássicas do Brasil, com mediação de Raquel Matsushita; e a mesa “Esperança Feminista”, com duas das principais vozes do feminismo brasileiro, Debora Diniz e Ivone Gebara e mediação da escritora Marcia Tiburi. Outro tema palpitante, a escravidão, será abordado de forma diferente, através da poesia, na antologia recém-lançada pela Editora Record, do escritor Alexei Bueno, no livro “A escravidão na poesia brasileira – Do século XVII ao XXI”.

A curadoria compartilhada com as 14 editoras parceiras do Flipoços Virtual traz um ecletismo de temas e assuntos, característica da essência do Festival, desde sempre. Para a curadora, Gisele Ferreira, o formato no virtual também mantém esse viés. “Nosso objetivo principal sempre foi o de oportunizar acesso facilitado aos livros e autores. Acreditamos que esse modelo inovador que lançamos em 2020 consolida ainda mais nosso Festival como um importante instrumento democrático à literatura”, reflete.

O evento acontece de 27 de abril a 1º de maio e, em iniciativa inédita, promove 1º Prêmio Literário a Escritores Independentes, que reconhecerá trabalhos em língua portuguesa advindos de qualquer parte do país e dedica premiação especial aos escritores sul-mineiros. As inscrições e informações estão disponíveis em: www.flipocos.com.

Comemorando 17 anos, o Flipoços acontece com uma edição on-line no primeiro semestre e uma edição presencial no segundo. Para o Flipoços Virtual, o intuito é valorizar a pluralidade da produção intelectual e artística, com temática livre, mas privilegiando editoras, autores, livros, lançamentos e o público, além de trazer à luz discussões em torno das mudanças na realidade contemporânea e das novas formas de viver, pensar e agir nestes tempos.

O Flipoços Virtual conta com o patrocínio master da Alcoa, através da Lei de Incentivo à Cultura Federal, Secretaria Especial da Cultura e Ministério do Turismo. Patrocínio especial das editoras Record, Sextante, Rocco, Oficina Raquel, Planeta, Kindle KDP, Martins Fontes, Edições Sesc São Paulo, Rota Imaginária, Colli Books, Madrepérola, Mil Caramiolas, Brazil Publishing e Piraporiando. Apoio Cultural União Literária de Minas Gerais e Comitê Poços Literária. Realização da GSC Eventos Especiais. Mais informações: www.flipocos.com ou (35) 3697 1551.