Um novo sistema hidráulico será instalado na Fonte do Leãozinho, na Praça Elisário Junqueira, sem que ocorra alteração na estrutura arquitetônica daquele local. O mecanismo foi criado por Roberto Cruz de Oliveira, um artesão que trabalha na Feira do Artesanato próximo às Thermas, recebendo o apoio operacional da Prefeitura e do Departamento Municipal de Água e Esgoto (DMAE).
Roberto percebeu o problema hidráulico e pensou em como solucioná-lo, apresentando sua ideia ao prefeito Sérgio Azevedo e a uma equipe do DMAE. “Nós ficamos muito felizes com essa parceria com o senhor Roberto, que reconheceu o patrimônio público como seu, participando ativamente de melhorias na cidade onde ele reside. Um exemplo de cidadania”, afirmou o diretor do DMAE, Paulo César Silva.
Com o novo sistema, a água será canalizada e direcionada, por meio de três mangueiras que correspondem a cada saída da fonte. A atual fase de instalação consiste no aumento do diâmetro do cano que liga a captação de água à superfície, e, após concluída, será conectado um cabo de aço a um imã para puxar as mangueiras até as “bocas” do leão, que compõem fontanário.
Construída na década de 1930, duas cubas de mármore, uma sobre a outra, enchem e, por transbordamento, abastecem as “bocas dos leões.” A ação do tempo e de vândalos provocou a deterioração da fonte, causando vazamentos e como consequência, o desabastecimento. A água da fonte do Leãozinho é potável e faz parte do complexo do Fontanário Pedro Botelho, que comporta ainda as fontes Mariquinhas e Chiquinha, de água sulfurosa e que podem atingir até 45°C.
texto e fotos: ACS DMAE