GM participa de formação na Tarso de Coimbra sobre abordagem de pessoas surdas

Capacitação será realizada no Centro Municipal de Atendimento Educacional Especializado Dr. Tarso de Coimbra (Rua Mario Xandó de Oliveira, 2, bairro São Geraldo)

Agentes da Guarda Civil Municipal participam, a partir desta quinta-feira (15), às 13h30, no Centro Municipal de Atendimento Educacional Especializado Dr. Tarso de Coimbra (Rua Mario Xandó de Oliveira, 2, bairro São Geraldo), do projeto “Mãos que falam e ultrapassam fronteiras – Empatia”, um programa de acessibilidade atitudinal que visa ultrapassar as fronteiras de comunicação que separam surdos e ouvintes e impedem uma sociedade verdadeiramente inclusiva. O objetivo é auxiliar os guardas municipais durante as abordagens e na interação com pessoas surdas.

O projeto está sendo desenvolvido para celebrar os 60 anos do Centro Especializado Dr. Tarso de Coimbra, que atende estudantes surdos e com deficiência auditiva. “A iniciativa nasceu de uma real necessidade dos adolescentes surdos que esbarram constantemente com a dificuldade atitudinal dos ouvintes que não sabem como interagir com pessoas surdas. Neste ano em que a Tarso de Coimbra comemora 60 anos, podemos constatar o protagonismo desses jovens surdos, que visando a transformação desta realidade, ensinam como atender e interagir com pessoas surdas no comércio e na prestação de serviços”, explica a pedagoga Fabiana Scassiotti Fernandes Solia, coordenadora da unidade.

Projeto “Mãos que falam e ultrapassam fronteiras – Empatia” celebra os 60 anos da instituição

Ela conta que a voluntária Ângela Caruso mobilizou um grupo de amigos que abraçaram a causa, dando assim início às oficinas in-loco. “Desta maneira, a Tarso concretizará um sonho que tenho, de entregar um selo a toda empresa, a todo departamento e instituição que participar da capacitação. Assim que levei a proposta à secretária municipal de Educação, Flávia Vivaldi, ela de imediato já convidou a equipe para apresentar o projeto ao prefeito Sérgio Azevedo, que prontamente apoiou o trabalho, solicitando que fosse desenvolvido também junto ao setor público”, informa.

Participarão da formação, 12 guardas municipais. Nos dois primeiros encontros, os estudantes surdos ensinarão os sinais em Libras para uma abordagem e, no terceiro encontro, será realizada uma simulação nos espaços públicos da nossa cidade, com interação entre a Guarda Municipal e o cidadão surdo.

“Sem dúvida, é uma iniciativa positiva, pois procuramos sempre prestar o melhor atendimento nas nossas demandas operacionais. O conhecimento da linguagem de sinais facilitará o contato dos GCMs com as pessoas portadoras de deficiência auditiva, seja na abordagem ou no auxílio a elas. Com isso, buscamos sempre ter um profissional capacitado para o atendimento às demandas da população”, destaca o diretor da Guarda Civil Municipal, Marcelo Gavião Bastos. As oficinas terão início nesta quinta-feira (15), das 13h30 às 15h ,e nos dias 22 e 29/08, no mesmo horário.

“Estamos buscando com este projeto uma Poços mais acolhedora! É imensa a alegria de podermos transformar a realidade. Assim saímos da posição de vítimas para assumirmos o protagonismo. Agradeço a todos que trabalham no CMAEE Dr. Tarso de Coimbra, que colocam todo o conhecimento e sentimento para que possamos oferecer um trabalho que vem ao encontro das reais necessidades dos nossos estudantes”, finaliza a coordenadora Fabiana Scassiotti.