Grupo Gestor do Programa Saúde na Escola define ações para o ano de 2022

Durante as duas últimas semanas, os integrantes do Grupo Gestor do Programa Saúde na Escola (PSE) se reuniram com os diretores das Instituições de Ensino e profissionais da Atenção Básica para elaborar ações que conduzirão o projeto no ano de 2022.

O projeto tem como objetivo contribuir para a qualidade de vida dos alunos, promovendo assim, o enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento das crianças e adolescentes.

O Grupo de Trabalho Intersetorial do PSE, é formado por representantes da Secretaria Municipal de Saúde, da Secretaria Municipal de Educação e da Superintendência Estadual de Ensino.

Estiveram reunidos as 52 Instituições de Ensino pactuadas no PSE, dentre elas os Centros de Educação Infantil, Escolas Municipais e Escolas Estaduais, como também os profissionais do Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica (NASF-AB),

A apoiadora da Atenção Básica, Heloísa de Moura Lessa Barroso avaliou as reuniões de forma positiva e destacou a importância das reuniões para realização de um trabalho intersetorial mais fortalecido.

Ao todo são 13 ações definidas, sendo obrigatória a ação sobre a Prevenção contra COVID-19. Além da ação obrigatória, cada escola deverá escolher mais uma ação prioritária, entre as seguintes áreas:

I. Saúde Ambiental;

II. Promoção da atividade física;
III. Alimentação saudável e prevenção da obesidade;
IV. Promoção da cultura de paz e direitos humanos;
V. Prevenção das violências e dos acidentes;
VI. Prevenção de doenças negligenciadas;
VII. Verificação da situação vacinal;
VIII. Saúde sexual e reprodutiva e prevenção do HIV/IST;
IX. Prevenção ao uso de álcool, tabaco, e outras drogas;
X. Saúde bucal;
XI. Saúde auditiva;