Equipes da Guarda Civil Municipal (GCM) já estão participando da operação Carnaval, desde ontem sexta-feira (21). Neste início de tarde de sábado (22), o grupo de 30 membros, mais uma vez recebeu do comando da corporação orientações para o trabalho de rua, que se estenderá até a quarta-feira (26), às 7h, em toda a área central da cidade.
O inspetor Marcel Gavião Bastos informa, que ao todo, são 80 GCM’s que estão trabalhando nesse feriado carnavalesco prolongado, sendo que 50 deles continuam em suas funções diárias de rotina, como a ronda patrimonial. Segundo o comandante, no Carnaval a atuação será mais efetiva na praça Pedro Sanches, no parque José Affonso Junqueira, rua São Paulo e praça D. Pedro II, onde acontecem eventos com maior participação do público.
Bastos acrescenta que as equipes contam com apoio da central de videomonitoramente, 24 horas, que funciona na sede da GCM, na Estação Fepasa, e utiliza 15 câmeras instaladas nos principais pontos de concentração de foliões. O inspetor afirma, ainda, que a qualidade das imagens permite a identificação de placas de veículos e de seus condutores, à uma distância respeitável, no período do dia ou da noite.
O inspetor comenta, ainda, que oito viaturas e quatro motos estão sendo utilizadas nas operações de Carnaval e que, como em anos anteriores, continua a integração da GCM com a Polícia Militar, tanto no monitoramento das imagens, como nas ações de rua. O sistema faz parte do programa Poços Mais Segura, criado pela Secretaria Municipal de Defesa Social.