Hemominas abre neste sábado para receber doadores de sangue

A Fundação Hemominas fica na Avenida José Remígio Prézia, 303. O atendimento neste sábado será das 7h às 11h30

Para quem tem o hábito de doar sangue ou quer fazê-lo pela primeira vez, o sábado,2 será uma oportunidade. Todo primeiro sábado do mês, a unidade da Hemominas em Poços, abre das 7h às 11h30 como mais uma alternativa de dia para os doadores. A abertura neste final de semana coincide com a mobilização que visa levar mais doadores à unidade, depois que boa parte do estoque foi enviado à região metropolitana de Belo Horizonte, para atendimento às vítimas da tragédia causada pelo rompimento da barragem da mineradora Vale em Brumadinho. “Agradecemos aos doadores e à Secretaria de Saúde que nos ajudou nesse apelo, porque durante a semana já registramos aumento no volume de doações. Esperamos receber ainda mais doadores no sábado, o que vai contribuir e muito para a reposição do nosso estoque”, comentou Cibele Angélica de Souza Spina, coordenadora e gerente técnica da unidade da Fundação Hemominas em Poços de Caldas.

Ficamos muito felizes com esta pronta resposta da população que já foi à Hemominas durante a semana e fez suas doações. O povo de Poços é solidário e sem dúvidas, acreditamos que sábado será um dia de grande movimento na unidade regional. Lembrando que ter o estoque de sangue regular garante a realização de cirurgias eletivas além de outros atendimentos eventualmente necessários”, lembrou o secretário de Saúde Flávio Togni de Lima e Silva.

A unidade da Hemominas em Poços atende a 12 hospitais da região. Para doar é necessário ter e estar com boa saúde, não ter tido hepatite após os 11 anos de idade, ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50 quilos e não estar em jejum. No caso dos menores de 18 anos é necessário ir acompanhado de um responsável ou levar a autorização para doação, assinada. É obrigatório que o doador apresente documento oficial com foto. A doação dura em média, de 40 a 50 minutos, incluindo todo o processo de avaliação médica, alimentação e hidratação. Homens podem doar a cada três meses e mulheres, a cada quatro meses. A Fundação Hemominas fica na Avenida José Remígio Prézia, 303. Outros detalhes sobre a doação de sangue também estão no site www.hemominas.mg.gov.br. Mais informações podem ser obtidas pelo (35) 2101-9300. Durante a semana, o atendimento é de segunda a sexta, das 7h às 11h30. Quarta-feira também tem coleta das 16h às 20h.

Doações Brumadinho

Doações arrecadadas em campanha, foram entregues por voluntário nesta quinta, 31, em Brumadinho

Uma campanha realizada nos últimos dias arrecadou alimentos, água potável, ração animal, roupas, calçados, medicamentos e produtos de higiene e limpeza. O carregamento foi entregue em Brumadinho nesta quinta, 31. O material foi levado pelo empresário Baltazar Acácio dos Santos, que além de rodar 450 quilômetros para fazer o frete, também arrecadou grande volume de doações. “O que eu vi lá é muito triste. Eles estão precisando de muita coisa, de fraldas geriátricas e infantis, de alimentos e de pomadas para assaduras e queimaduras. Na semana que vem pretendo voltar até lá com outro caminhão de doação”, afirmou o voluntário.