Hospital do Câncer será construído em Poços de Caldas

O projeto foi elaborado pelas arquitetas Natalia Siqueira e Esther Cervini e aprovado em 2016.

– Prefeitura e Santa Casa assinaram nesta quarta-feira (30), termo de fomento para a construção do novo Hospital na cidade.-

Foi assinado na manhã desta quarta-feira (30), o Termo de fomento entre a Prefeitura e o Hospital da Santa Casa, para a Construção do Hospital do Câncer de Poços de Caldas. De forma simbólica, o evento ocorreu justamente no terreno onde será construído o novo prédio. A obra toda exigirá investimentos na casa dos R$20,8 milhões e o termo garante que o projeto sairá do papel, isso porque a Prefeitura, poderá custear toda a obra, seja através de emenda parlamentar, ou da venda do terreno localizado na Zona Oeste do município ou até mesmo, com recursos próprios se necessário for.

Durante a coletiva de imprensa foi anunciada também, através de um vídeo gravado em Brasília, a liberação de R$10 milhões de reais que serão utilizados no início da construção. Este anúncio foi feito e garantido pelo senador Alexandre Silveira, o que proporcionará que as obras possam ser iniciadas com a verba, o mais breve possível.

O secretário de Governo, Celso Donato reafirmou que a assinatura do Termo de Fomento é a garantia da construção do Hospital do Câncer. “O Termo de Fomento que foi assinado aqui, é a garantia de que será construído o Hospital na cidade. Inicialmente conseguimos esses R$10 milhões por meio do Senador Alexandre Silveira o qual somos muito gratos pelo apoio e conforme o andamento da obra, o montante que for necessário, será destinado para que as obras do Hospital do Câncer de Poços sejam entregues.”

O Prefeito, Sérgio Azevedo destacou a necessidade da construção do Hospital para melhorar a qualidade da saúde na cidade como um todo. “Essa obra é de extrema importância, nós precisamos dar todas as condições para que os pacientes sejam atendidos aqui na nossa cidade. Atualmente temos uma demanda grande de pacientes oncológicos atendidos na cidade e sem dúvidas ter um local para esse atendimento especializado é um ganho para Poços e também a toda região,” destacando ainda a presença de diversos prefeitos e representantes de Prefeituras do Sul de Minas.

A ocasião contou com a presença de diversas autoridades militares e civis.

O secretário de Saúde, Dr. Carlos Mosconi destacou este marco histórico ao município. “A construção do Hospital do câncer é sem dúvida um marco para Poços de Caldas. Há muitos anos existe esta demanda, e agora se torna realidade. E o principal é o aprimoramento da estrutura de Saúde e também uma forma de reconhecer o trabalho dos profissionais, pois vamos oferecer um ambiente adequado para que possam exercer sua atividade. E no fim, com a realização desta obra poderemos dar mais assistência aos pacientes com câncer.”

O superintendente da Santa Casa, Ricardo Sá destacou que a construção do Hospital do Câncer será fundamental para atender toda a demanda de pacientes oncológicos do município e da região. “Hoje damos uma salto muito grande, em nosso atendimento prestado. Toda equipe está muito engajada e com bastante expectativa para que possamos aprimorar nosso trabalho. Teremos uma qualidade de atendimento melhor para Poços e região, pois sabemos que o câncer é complicado e hoje o Cacon já não consegue atender toda a demanda. Agradeço ao prefeito que prontamente se colocou a disposição para avançarmos nesse projeto da construção desse hospital, indo atrás dos recursos.”

Atualmente o Cacon atende cerca de 200 pacientes diariamente e por dia são 80 novos casos atendidos. Ao ano são mais de 7 mil consultas realizados fazendo-se necessária a construção de um local especializado para o atendimento de pacientes oncológicos. O Hospital Santa Casa de Poços de Caldas será responsável por realizar o edital de licitação para contratação da empresa que será responsável pelas obras. O projeto do Hospital do Câncer terá 4.403,21 M² de construção e foi elaborado pelas arquitetas Natalia Siqueira e Esther Cervini e aprovado em 2016.

A solenidade contou com a presença do vice-prefeito Júlio César de Freitas; de diversas autoridades de cidades da região, vereadores da Câmara Municipal de Poços; autoridades militares e civis, secretários municipais; profissionais do hospital e servidores públicos em geral.

O anúncio foi realizado no local onde será construído o Hospital do Câncer.

Confira o projeto a ser desenvolvido do novo Hospital do Câncer de Poços de Caldas