Tem início nesta segunda-feira, 11 de novembro, às 19h, no Espaço Cultural da Urca, o I Sarau PMJ e Escolas em Tempo Integral, com exposição dos trabalhos desenvolvidos durante o ano e apresentações culturais de dança, teatro e música.
O evento acontece nos dias 11, 12 e 13 de novembro, sempre a partir das 19h, no Teatro Benigno Gaiga. Ao todo, são 2186 alunos atendidos na Educação Integral na Rede Municipal de Ensino, em 14 escolas e 7 unidades do Programa Municipal da Juventude (PMJ).
“Esse é o primeiro sarau do PMJ e das Escolas em Tempo Integral. O evento marca um ano de trabalho dedicado e, especialmente, de aprendizado”, destaca a coordenadora da Divisão do Programa Municipal da Juventude, Ana Maria Lobo de Carvalho.
Ao longo de 2024, as unidades de Educação Integral desenvolveram o projeto “Eu, o Outro e as Diferenças”, cuja proposta foi olhar para o mundo de forma mais acolhedora, respeitando as singularidades e promovendo uma convivência pautada na empatia e no respeito.
Através da arte, da cultura e do diálogo, foi possível entender a importância de valorizar as diferenças que nos tornam únicos. Durante o sarau, os talentos e as diversas expressões dos estudantes serão celebrados, refletindo todo o aprendizado e crescimento durante o ano.
A Educação em Tempo Integral busca a formação integral dos estudantes, considerando aspectos cognitivos, sociais, emocionais e culturais. São oito eixos norteadores, atendendo estudantes do Ensino Fundamental, do 1º ao 9º Ano, visando à promoção do desenvolvimento pleno e integrado dos estudantes, considerando suas dimensões cognitivas, emocionais, sociais, culturais e físicas numa perspectiva multidimensional.