Você está em:

I Seminário da Pessoa Idosa debate desafios e possibilidades do envelhecimento

(Foto: Michelle Veloso)

O teatro Benigno Gaiga, no Espaço Cultural da Urca, sediou o I Seminário da Pessoa Idosa. Durante toda esta terça-feira (15), especialistas na área debateram o tema “Um novo olhar sobre o envelhecimento: desafios e possibilidades”.

O seminário é uma realização da Rede do Idoso e da Secretaria Municipal de Promoção Social, com o apoio da Diretoria Regional de Poços de Caldas da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (SEDESE), das Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs) conveniadas e do Centro Integrado de Atendimento Diurno ao Idoso (CIADI).

O seminário tem como objetivo ampliar o conhecimento dos profissionais e da comunidade acerca do envelhecimento na contemporaneidade, de modo a promover debates sobre o desenvolvimento de políticas públicas que atuem na garantia de direitos da pessoa idosa, assim como na promoção de seu protagonismo na sociedade.

Presidente do Conselho do Idoso lembrou o Dia Internacional do Idoso (Foto: Michelle Veloso)

“Esse primeiro seminário da Pessoa Idosa do município conta com palestrantes que são referência no estudo do envelhecimento não só na região como em todo o Brasil. Achamos relevante destacar que, no trabalho direto com o usuário, muitas vezes os técnicos se angustiam diante da pouca flexibilidade das políticas públicas e acaba se esquecendo de que eles também são construtores dessa política. Trazer pessoas que participaram do início da implantação de políticas públicas para o envelhecimento, que vieram de ações da sociedade e que hoje se fortalecem como política de estado, nos faz refletir que nós também podemos recriar essa política, de acordo com as necessidades dos nossos usuários”, destaca a coordenadora da Divisão de Proteção Social Básica, Andréia Cristina Achel.

Participaram da solenidade de abertura o vice-prefeito Flávio Faria, a secretária de Promoção Social, Luzia Teixeira Martins, o vereador Lucas Arruda, representando a Câmara Municipal, o diretor regional da Sedese, Nelson Maure, a coordenadora da Divisão de Atenção Básica, Camila Bacelar, e o presidente do Conselho Municipal do Idoso, Paulo Danilo Vieira.

“Estou imensamente feliz ao ver o teatro cheio de pessoas em busca de conhecimento para que possamos ampliar as nossas ações ao nosso público pessoa idosa de maneira assertiva. Poços de Caldas merece toda essa atenção e investimento. Esse seminário vem coroar um dos projetos da nossa equipe técnica da assistência social, que visa exatamente desenvolver um trabalho mais coerente e eficaz com todos os nossos públicos, por meio do estudo e do conhecimento”, destacou a secretária municipal de Promoção Social, Luzia Teixeira Martins.

Vice-prefeito Flávio Faria participou da solenidade de abertura (Foto: Michelle Veloso)

 

O seminário é a concretização do trabalho da Rede do Idoso, espaço intersetorial de discussão sobre as políticas públicas voltadas a essa parcela da população, articulado pela Secretaria Municipal de Promoção Social. “Essa integração é fundamental para que as políticas públicas aconteçam na cidade. O seminário é de grande relevância para que possamos coletivamente discutir, avaliar e definir um norte para as ações”, ressaltou o vice-prefeito Flávio Faria, que participou da abertura do evento.

Já o presidente do Conselho Municipal do Idoso, Paulo Danilo Vieira, lembrou que o mês de outubro é especial porque é celebrado o Dia Internacional do Idoso. “Muito obrigado a todos os palestrantes que, com certeza, enriqueceram bastante o nosso primeiro seminário”, disse. Ele aproveitou para convidar os presentes para uma caminhada comemorativa, promovida pelo Conselho do Idoso, que será realizada na próxima sexta-feira (18), a partir das 15h30, com concentração da Rua São Paulo. Haverá atividades de alongamento e um “aulão” de capoeira adaptada para a terceira idade.

(Foto: Michelle Veloso)

Palestras
A assistente social pela PUC Minas, Mestre em Gerontologia e Doutora em Educação/ Gerontologia pela Unicamp, Maria Eliane Catunda, abriu a série de palestras, abordando o tema “Histórico e perspectivas das políticas para pessoas idosas em Poços de Caldas”.

Na sequência, a psicóloga, professora titular no Departamento de Psicologia Médica e Psiquiatria e docente permanente no Programa de Pós-graduação em Gerontologia da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp, Anitta Neri (Unicamp) falou sobre a “Qualidade de vida na velhice: o que pensam os teóricos e os próprios idosos?”.

No período da tarde, a programação contou com as palestras “Envelhecimento e Políticas Públicas: Teoria e Prática”, de Juliana Mariño (PUC-SP); “Os desafios de envelhecer no século XXI: direitos e garantias do estado”, de Mônica Beatriz Ferreira (UNIS); e “Dor crônica no idoso: os desafios para a rede de atenção e proteção ao idoso e a importância da qualificação dos serviços”, de Karina Gramani Say (Ufscar).

 

Telefone

(35) 3697-5000

Endereço

Avenida Francisco Salles, 343, Poços de Caldas - 37701-013

Funcionamento

09:00 às 17:00h de seg. a sex.

ÓRGÃO RESPONSÁVEL

Secretaria Municipal de Comunicação Social