IF realiza ações de conscientização sobre a nova coleta seletiva

Alunos do sexto período passaram nas salas realizando ações de conscientização e entrega de panfletos

Nos meses de agosto e setembro, os alunos do 6° período dos cursos de Tecnologia em Gestão Ambiental e Ciências Biológicas do IF Poços de Caldas realizaram ações de conscientização ambiental informando aos alunos sobre as novidades da nova coleta de resíduos sólidos em Poços de Caldas. A ação foi realizada em parceria com a Secretaria de Serviços Públicos, que enviou os folders produzidos pela Prefeitura e que estão sendo distribuídos por toda a cidade, para orientação da população. Para o prefeito Sérgio Azevedo, esta união de todos em prol da coleta seletiva e do meio ambiente é muito bem vinda. “A parceria de associações, escolas, universidades é muito importante e deve ser incentivada”.

Durante as ações de conscientização no IF, os alunos foram em todas as salas de aula, nos períodos diurno e noturno, apresentando as novidades e distribuindo o material de divulgação. O resultado foi muito positivo e muitas pessoas ainda não sabiam das mudanças. “Ao falarmos da nova coleta em Poços de Caldas, o interesse da maioria das pessoas foi muito grande e fomos muito bem recebidos”, comenta a aluna do curso de Ciências Biológicas Fernanda Maria Côrrea

Esta iniciativa faz parte das ações da Comissão de Coleta Seletiva Solidária do IF Poços de Caldas e foi coordenada pela engenheira ambiental e professora Marielle Rezende de Andrade, como parte dos conteúdos práticos das disciplinas de Resíduos Sólidos e Saúde, Meio Ambiente e Gestão Ambiental.

Além do conteúdo apresentado pessoalmente em todas as salas, ainda foi distribuído o material informativo via e-mail para todos os colaboradores e alunos e também foram colados cartazes em diversos pontos do campus.
“Toda mudança requer grandes esforços dos envolvidos e com certeza com a nova coleta de resíduos em Poços de Caldas não é diferente. Muitas pessoas reclamam, mas o benefício ao meio ambiente e à sociedade são imensamente positivos. Reduzir o lixo enviado para o aterro e incentivar a reciclagem são apenas alguns dos inúmeros benefícios desta iniciativa”, relata Marielle Andrade.

O campus ainda realiza o levantamento da quantidade de resíduos gerados periodicamente, com o objetivo de avaliar e monitorar as ações internas. O IF Poços de Caldas está localizado na região sul do município, em frente ao Caic.

Ações aconteceram nos meses de agosto e setembro