II Conferência Municipal de Saúde Mental acontece amanhã

Evento será no Espaço Cultural da Urca

Será realizada amanhã (19), a II Conferência Municipal de Saúde Mental de Poços de Caldas, no Espaço Cultural da Urca, das 08h às 17h.

Neste ano o tema central será “A Política de Saúde Mental como Direito: Pela defesa do cuidado em liberdade, rumo a avanços e garantia dos serviços da atenção psicossocial no SUS”.

A Conferência de Saúde Mental é organizada pela secretaria de saúde e pelo Conselho Municipal de Saúde e tem como objetivo propor diretrizes para a formulação da Política Municipal, Estadual e Nacional de Saúde Mental e o fortalecimento dos programas e ações de Saúde Mental para a cidade.

Durante a Conferência serão discutidos os seguintes temas: Cuidado em liberdade como garantia de Direito a cidadania; Gestão, financiamento, formação e participação social na garantia de serviços de saúde mental; Política de Saúde Mental e os princípios do SUS: Universalidade, Integralidade e Equidade e Impactos na saúde mental da população e os desafios para o cuidado psicossocial durante e pós-pandemia.

O credenciamento acontece a partir das 8h30, no Espaço Cultural da Urca, seguido da abertura e composição da mesa. Logo após, será realizada uma mesa redonda com o tema principal mediada pelo Psiquiatra, Dr. Júlio Santa Rosa e Técnicos do Serviços Substitutivos de Saúde Mental.

Depois será feita a leitura e aprovação do regulamento e organização dos grupos para discussão. Após o intervalo para o almoço, acontecerá a discussão dos grupos, seguida pela plenária final, escolha dos delegados e apresentação do relatório final.