II Conferência Municipal de Saúde Mental destaca a importância da participação da população para a elaboração de políticas públicas sobre a temática

Abertura contou com a presença de autoridades.

Artigos para decoração feitos com jornal, pinturas, desenhos, móveis construídos pelos usuários da Rede de Atenção Psicossocial de Poços deram as boas vindas aos participantes da II Conferência Municipal de Saúde Mental, realizada nesta terça-feira (19), no Espaço Cultural da Urca.

Participaram da cerimônia de abertura o vice-prefeito Júlio César de Freitas, a secretária adjunta de Saúde Rosilene Faria, a presidente do Conselho Municipal de Saúde Gláucia Aparecida Costa Boaretto, a Coordenadora da Divisão de Atenção Psicossocial, Cristina Navarro e o presidente da Câmara Municipal Marcelo Heitor.

Os discursos de todos os componentes da mesa foram embasados em tratar a saúde mental de maneira humana e enxergando cada indivíduo como único, além de destacar a importância da participação da população para a elaboração de políticas públicas sobre saúde mental.

Neste ano o tema central foi “A Política de Saúde Mental como Direito: Pela defesa do cuidado em liberdade, rumo a avanços e garantia dos serviços da atenção psicossocial no SUS”.

Peças feitas pelos usuários do CAPS AD.

A Coordenadora da Divisão de Atenção Psicossocial, Cristina Navarro falou sobre necessidade de eventos como este para contribuir com a elaboração de políticas públicas a nível nacional. “Tenho orgulho de dizer que a rede psicossocial de Poços de Caldas é muito completa, e acaba sendo referência na micro região do sul de Minas Gerais. Hoje pudemos contar com a presença de muitos estudantes que são o futuro para a elaboração destas políticas. O evento contribui de forma muito significativa pra melhorarmos as políticas públicas sobre saúde mental a nível municipal, estadual e federal.”

A presidente do Conselho Municipal de Saúde, Gláucia Aparecida Costa Boaretto destacou a necessidade dessa discussão. “É muito importante a qualidade essa discussões que teremos hoje. Contamos com a presença de profissionais de muita competência, o que garante que as discussões de hoje se frutificarão de forma positiva.”

Ao longo da Conferência foram discutidos temas, com Cuidado em liberdade como garantia de Direito a cidadania; Gestão, financiamento, formação e participação social na garantia de serviços de saúde mental; Política de Saúde Mental e os princípios do SUS: Universalidade, Integralidade e Equidade e Impactos na saúde mental da população e os desafios para o cuidado psicossocial durante e pós-pandemia.

Evento foi realizado no Espaço Cultural da Urca.

A secretária adjunta de Saúde, Rosilene Faria reforçou o fato de que a elaboração das políticas públicas se faz com a participação da população. “Falar sobre saúde mental está relacionada a liberdade, amor, compromisso com o outro e com a sociedade. O tema hoje vem de encontro com a Lei 10.216 que foi promulgada em 2021, e destaca o direito das pessoas com transtorno mental, essa lei deixa muito claro a questão de tratar o indivíduo em liberdade. Política públicas se faz com profissionais de saúde e atuação da população. Podemos, devemos e vamos aplicar as questões da políticas da saúde mental em Poços, para que possamos juntos olhar diferente para o outro, acabar com a dicotomia que existe entre saúde mental e saúde. Que possamos dar visibilidade à aquele que precisam.”

O vice Prefeito, Júlio César de Freitas destacou a preocupação da gestão em cuidar de questões ligadas a saúde mental. “Um dia mais que histórico, ouvir pessoas tão humanas e que eu admiro, falando de um tema tão atual e importante como é a saúde mental. Que possamos falar como Poços de Caldas olha para as questões mentais para outros município, e influenciar positivamente outras cidades a realizarem esse trabalho tão importante.”

O evento também contou com a presença de usuários da rede psicossocial de Poços; estudantes; servidores da secretaria de Saúde; servidores da secretaria de Promoção Social e secretários municipais.

Confira os serviços ofertados pelo município para o tratamento da saúde mental de acordo com o grau de sofrimento mental do paciente:

CAPS II Girassol
Tratamento de adultos em sofrimento mental grave.

Horário de Funcionamento: 7:00 às 17:00

Endereço: Rua Ouro Preto, 156, Jardim dos Estados

Telefone: 3715 9158

CAPS AD
Tratamento de pessoas em uso nocivo de álcool e outras drogas.

Horário de Funcionamento: 8:00 às 18:00

Endereço: Rua Paraíba, 200, Centro

Telefone: 3697 2249

CAPS II Despertar
Tratamento de crianças e adolescentes em sofrimento mental grave.

Horário de Funcionamento: 8:00 às 18:00

Endereço: Avenida David Benedito Otoni, 794, Jardim dos Estados

Telefone: 9 8403 4548

Unidades Básicas de Saúde
Tratamento para casos de sofrimento mental/emocional leve ou estável.

Confira outras fotos da II Conferência Municipal de Saúde Mental