Indústria Farmacêutica Althaia assina protocolo de instalação em Poços de Caldas

Evento aconteceu na manhã desta sexta-feira (23) Fotos: Bruno Alves

Nesta sexta-feira (23), a Prefeitura Municipal de Poços de Caldas, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedet), assinou o Protocolo de Intenções para a instalação de mais uma empresa no município: a Althaia S/A Indústria Farmacêutica, voltada para a produção de medicamentos genéricos, suplementos alimentares e produtos para a saúde.

O Ceo da Althaia, Jairo Yamamoto, em sua apresentação destacou a felicidade da instalação da empresa na cidade. “Agradecemos a parceria com Poços de Caldas e o Estado de Minas Gerais para encontrarmos uma cidade tão preparada para receber esse investimento. Além de estar em uma ótima localização, a cidade é turística e com facilidade de negociações. Com certeza essa parceria trará muitos projetos futuros.”

O projeto apresentado para Poços de Caldas, conta com a planta fabril de medicamentos e suplementos alimentares com pesagem, fabricação, embalagem e almoxarifados.

A elaboração do projeto executivo e conceitual deve começar nos primeiros meses, as aprovações sanitárias e obra civil terá início das operações daqui 2 anos, onde serão investidos inicialmente cerca de 100 milhões e com a geração de mais de 230 empregos diretos e indiretos.

Após instalada, a planta Poços de Caldas pode se tornar a matriz industrial principal e como contrapartida destinará até R$1.000.000,00 (um milhão de reais) aproximadamente, em medicamentos do portfólio da Althaia, à Secretaria Municipal de Saúde de Poços de Caldas.

A instalação da indústria na cidade proporcionará também a destinação de 30% da verba do Instituto Althaia para que a Prefeitura Municipal possa alocar, exclusivamente, em projetos do próprio município no desenvolvimento de projetos sociais ligados, dentre outros, ao esporte e a educação.

Também serão doados ao município medicamentos e suplementos com vencimento curto.

O prefeito Sérgio Azevedo ressalta que como primeiro prefeito reeleito tem a oportunidade de dar segmento no trabalho realizado, continuidade com equipes que trabalham para o desenvolvimento da cidade. “Todas as secretarias têm um papel fundamental em ter excelência e desenvolver projetos. Obras acontecem em toda a cidade, dando mais infraestrutura para todos. Na Cultura e Esporte investimos mais que todas as cidades desse Brasil. No Turismo estamos fomentando a cada dia e buscando investidores, temos ainda a maior atração de empresas da história, fomos  considerados a oitava melhor cidade de médio porte para se viver do Brasil, com isso temos ainda muito trabalho pela frente e vamos continuar avançando e trazendo cada vez mais oportunidade a todos.”

Representando o Legislativo Municipal, esteve o vereador, Claudiney Marques que ressalta que o grande legado dessa administração é o trabalho, com oportunidade para todos e isso faz com que dignifique o homem, com mais empresas para a cidade, dando mais qualidade de vida a todos e com parceria entre Executivo e Legislativo.

Com grandes grupos multinacionais, o Distrito Industrial de Poços está com 34 empresas instaladas, 40 em implantação e 10 em negociação.

O secretário de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Thiago Mariano destaca que o trabalho da Sedet é organizar as potencialidades de Poços, sendo muitas, e ofertar isso ao empreendedor. “Para uma cidade crescer e gerar mais oportunidades, precisa ter cada vez mais investimentos para que mais pessoas consigam ter mais qualidade de vida.”

O diretor de Atração de Investimentos do Estado de Minas Gerais, Adriano Carvalho, também esteve presente para mais esse anúncio e disse que em breve estará de volta com mais novidades. “Temos que trabalhar para que o projeto de desenvolvimento econômico continue no país e no nosso estado, teremos mais notícias para a cidade, mais empresas estando em plena expansão e Poços de Caldas se destaca na rota de grandes oportunidades.”

Althaia

Com 11 anos de operação sob a atual gestão, a Althaia é uma das indústrias farmacêuticas brasileiras que apresentou maior crescimento nos últimos 5 anos, sua demanda cresceu cerca de 622% desde 2015 até 2020 contra 55% do mercado como um todo.

Segundo a companhia, tais resultados foram possíveis em razão de um posicionamento com foco tanto na prevenção como no tratamento de doenças, bem como dos investimentos realizados em pesquisa e desenvolvimento (P&D).

No exercício social encerrado em 31 de dezembro de 2020, a receita da companhia totalizou R$ 277 milhões, representando um crescimento composto médio anual (Compound Annual Growth Rate – CAGR) de 39% entre 2010 e 2020, o que a companhia acredita demonstrar sua capacidade de execução de tese e entrega de crescimento sustentável ao longo dos anos.

A Althaia S.A. Indústria Farmacêutica é uma sociedade anônima de capital fechado com sua sede na cidade de Atibaia – SP, onde concentra a fabricação de suplementos alimentares e a etapa de embalagem de seus medicamentos e suplementos. Já na unidade da capital paulista, realiza a fabricação de medicamentos. A Althaia, conta ainda, com um centro de distribuição localizado em Pouso Alegre – MG.