Iniciativa conjunta da Autarquia Municipal de Ensino e Secretarias de Educação e Esportes vai promover motivação esportiva nas escolas

A Autarquia Municipal de Ensino (AME) entregou à Secretaria Municipal de Educação de Poços de Caldas 52 exemplares do livro “O Atleta Profeta”, de autoria da professora Anne Maram, sobre a trajetória do ultramaratonista Kleber Felipe dos Santos, atleta mineiro que não só venceu como bateu o recorde de uma das mais difíceis provas de ultramaratonas do mundo, a BR-135.

Em consonância com sua proposta de formação continuada dos servidores públicos municipais, a AME adquiriu os exemplares da obra, que foram entregues à SME em solenidade realizada na tarde da última segunda-feira (21), com a presença do atleta Kleber dos Santos, da escritora Anne Maram, do vice-prefeito Júlio César de Freitas, do presidente da Câmara, Marcelo Heitor, do diretor da AME, Carlos Roberto de Oliveira, e dos secretários municipais de Educação, Maria Helena Braga, e Esportes, Fernando dos Santos.

O ultramaratonista Kleber dos Santos participou da solenidade de entrega dos livros

Os livros adquiridos pela AME serão distribuídos a bibliotecas escolares da Rede Municipal de Ensino. A iniciativa contará também com a realização de uma palestra sobre motivação esportiva com o atleta Kleber dos Santos a educadores que atuam no município, nas Secretarias de Educação e Esportes e Lazer, na modalidade on-line e em parceria com o Centro de Referência do Professor “Monsenhor Trajano Barroco”.

O livro conta a história de superação do ultramaratonista Kleber Felipe dos Santos, nascido em Caxambu-MG, numa visão do atleta de alto nível, aliada a muito esforço e dedicação, que o levaram a ultrapassar as fronteiras e a conquistar grandes vitórias e aprendizados. Mas antes das conquistas, além dos intensos treinos físicos, as grandes realizações conquistadas pelo ultramaratonista em sua carreira comprovam o imprescindível trabalho mental para o sucesso.

O vice-prefeito Júlio César de Freitas destacou a iniciativa conjunta que une Educação e Esporte e terá impactos positivos tanto para os educadores como para as crianças e jovens das unidades escolares do município.

“Quero parabenizar pela coragem de contar a sua trajetória e de falar com o público, trazendo para nós esse exemplo positivo”, ressaltou o diretor da Autarquia Municipal de Ensino, professor Carlos Roberto Costa.

Já a secretária municipal de Educação, professora Maria Helena Braga, informou que os exemplares serão entregues às escolas. “Este quantitativo será distribuído para as bibliotecas escolares para que chegue às mãos dos alunos. Assim, eles terão incentivo, coragem e identificação com a trajetória de vida do atleta”, enfatizou.

O secretário municipal de Esportes e Lazer, Fernando dos Santos, falou da importância de se trabalhar o esporte juntamente com a educação para crianças e jovens.

O diretor da AME, professor Carlos Roberto, destacou a relevância da iniciativa

História de vida
“O ultramaratonista vê tanto o nascer como o pôr do sol”. É dessa maneira que Kleber Santos define a sua profissão de atleta. O livro com a história do ultramaratonista foi escrito por Anne Maram, graduada em Letras pela Universidade Federal de Juiz de Fora e pós-graduada nas áreas de Linguística e Literatura.

Inspirada em diversos cursos, entre eles “Contação de Histórias para a transformação social”, fundou a Editora Criativo Elo, pela qual o livro foi editado. “Escrevi essa incrível história na esperança de incentivar a educação a crescer cada vez mais. Como professora, também acredito que podemos melhorar o mundo com a base forte dos estudos”, destaca a autora na dedicatória à também professora Maria Helena Braga, secretária municipal de Educação e presidente do Conselho Curador da AME.

Caçula de 11 irmãos, Kleber Felipe dos Santos perdeu a mãe ainda criança, começou a trabalhar muito cedo e iniciou na vida esportiva já com a idade considerada avançada para um atleta profissional. Mesmo assim, saiu de Caxambu para conhecer o mundo por meio das oportunidades criadas pela ultramaratona. Sua primeira corrida profissional foi a “Volta ao Cristo”, em Poços de Caldas.