Inscrições abertas para oficinas do projeto “Saberes de quintais: etnobotânica, arte e culturas tradicionais”

Estão abertas as inscrições para as oficinas e rodas de conversa do projeto “Saberes de quintais: etnobotânica, arte e culturas tradicionais”, viabilizado por meio do Edital de Patrocínio da Secretaria Municipal de Cultura.

Serão três rodas de conversa e três oficinas, com início no dia 22/5 e término em 7/8. O projeto consiste em um circuito de atividades formativas e práticas, no formato presencial, com duração de três meses, de abordagem transversal e interdisciplinar, articulando três áreas de conhecimento: saberes etnobotânicos; saberes das culturas tradicionais populares; e técnicas de produção artística (artes plásticas, fotografia, ilustração).

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas por formulário on-line (https://bit.ly/3yqbPaL). É possível se inscrever em todas as atividades, mas há oficinas com número máximo de 20 vagas. Nesse caso, os primeiros 20 inscritos serão avisados por e-mail. As oficinas são abertas para todo público, sem restrições de idade, inclusive crianças também podem participar.

Cronograma de atividades:

1ª Roda de Conversa – “Curas de Quintal”
Discussão introdutória sobre etnobotânica em Poços de Caldas e os usos tradicionais das plantas medicinais, seguida de exposição das experiências das mestras da cultura popular.
Horário: das 9h às 12h
Local: Fundação Jardim Botânico de Poços de Caldas/Casa de Cultura Caipira (Rua Paulo de Oliveira, 320 – Parque Véu das Noivas).

1ª Oficina “Cultivo nos Quintais”
Atividade prática guiada, voltada ao manejo de mudas e composição de canteiros.
Horário: das 14h às 17h
Local: Sede da Associação Afro Ancestral (Rua Luis Maran, 6 – Vila Guaporé)

2ª Roda de Conversa – “Produzindo arte, cultivando saberes”
Roda de conversa direcionada à produção artística da cultura popular, considerando as maneiras criadas pelos protagonistas no município para exporem seus saberes a partir de iniciativas culturais, com varal cultural.
Horário: das 13h às 14h30
Local: Centro Comunitário Maria Imaculada (Av. Mãe dos Homens, 40 – Maria Imaculada)

2ª Oficina – Modelagem em argila e construção de ilustrações artísticas
Oficina de artes plásticas a partir das técnicas manuais com argila. Todo o processo criativo será registrado fotograficamente, com o intuito de guardar os registros na plataforma e incentivar o público participante a produzir uma obra ou experimento que possa ser associada às narrativas de sua vida e contar histórias familiares.
Horário: das 15h às 18h

3ª Roda de Conversa – “Mulheres: terra & saberes”
Discussão e narrativas que trazem como temática central o matriarcado e os saberes das mulheres nas relações com a natureza e espiritualidade, enfatizando a questão da saúde e manutenção da vida comunitária.
Horário: das 14h às 17h
Local: Sede da Associação Afro Ancestral (Rua Luis Maran, nº 6 – Vila Guaporé)

3ª Oficina – “Os saberes dos povos e das plantas”
Estudo botânico das plantas medicinais, seguido de Roda de conversa junto das mestras, acompanhada por uma vivência de “Escalda-pés”
Horário: das 9h às 12h
Local: Jardim Botânico de Poços de Caldas/Casa de Cultura Caipira (Rua Paulo de Oliveira, 320 – Parque Véu das Noivas).