Inscrições para Edital de Economia Criativa da Secult se encerram nesta sexta-feira

Encerra-se nesta sexta-feira, 8 de outubro, o prazo para inscrição de propostas no Edital de Economia Criativa de Poços de Caldas, que visa movimentar a cadeia produtiva da Cultura. A inscrição é gratuita e permitida somente para artistas e grupos artísticos locais.

As propostas deverão ser inscritas mediante preenchimento digital do formulário-padrão, disponível no link: https://bit.ly/secult032021, que pode ser acessado no site da Prefeitura de Poços de Caldas (www.pocosdecaldas.mg.gov.br) no espaço denominado Editais da Cultura. O edital completo está disponível no Diário Oficial do Município de 24 de setembro (https://bit.ly/3i4Ocvm).

Poderão ser inscritas propostas nas seguintes modalidades: Artes de espetáculos; Atividades de formação; Produção literária; e Intercâmbio Cultural. Para este edital, as propostas poderão ser realizadas no formato online; presencial; e também no formato híbrido. Os valores variam de R$ 2.500,00 a R$ 7.500,00, de acordo com o número de profissionais constantes em cada proposta.

A equipe da Secult está à disposição dos interessados para informações adicionais pelos telefones (35) 3697-2389/2335, pelo WhatsApp da Secretaria 9 9273-0022, das 9h às 18h, ou pelo e-mail: secultpocos@gmail.com.

Ao todo, serão investidos R$ 750 mil, com recursos do município, em propostas artístico-culturais de agentes culturais locais. O edital visa movimentar a cadeia produtiva da Cultura, ao mesmo tempo em que fomenta fortemente a criação de novos formatos de execução para propostas já apresentadas; a abordagem dos atuais Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS); a apresentação de propostas com enfoque nas chamadas “pautas contemporâneas”; trabalhos autorais; e o protagonismo de agentes da cultura popular.

Fatores especiais

“A novidade deste edital está nos fatores especiais, que proporcionarão pontuação extra às propostas inscritas que contemplarem, com ênfase, as chamadas “pautas contemporâneas” e de importante discussão em nossa sociedade, incluindo desigualdade histórica existente para mulheres e diferentes identidades de gênero, racismo, homofobia e quaisquer outras formas de discriminação e/ou intolerância”, destaca a presidente da Comissão de Seleção e Organização, Marianna Gonçalves de Carvalho.

Também poderão obter pontos extraordinários as propostas que estiverem em consonância com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), 17 objetivos interconectados que abordam os principais desafios de desenvolvimento do Brasil e no mundo. As produções autorais também serão valorizadas com pontos extras, assim como o protagonismo de agentes da Cultura Popular. Por fim, também podem obter pontuação extra as propostas já executadas, apresentadas agora em novos formatos.