Inscrições para processo de escolha de novos conselheiros tutelares têm início em 10 de abril

Edital com todas as regras para a participação na eleição foi publicado nesta sexta-feira

Poços de Caldas conta com dois Conselhos Tutelares

Foi publicado no Diário Oficial do Município desta sexta-feira (31), o edital que dispõe sobre o processo de escolha unificado dos membros dos Conselhos Tutelares de Poços de Caldas, para o mandato 2024/2027. O processo destina-se à escolha de cinco membros titulares e, no mínimo, cinco suplentes, para a composição de cada Conselho Tutelar do município, para o mandato de quatro anos, permitida recondução por novos processos de escolha.

O conselheiro tutelar faz jus ao recebimento mensal no valor de R$ 3.674,22, sendo assegurados os direitos sociais previstos em lei. A jornada de trabalho do conselheiro tutelar é de 30 horas semanais, mais regime de plantão, exigindo dedicação exclusiva, sendo incompatível com o exercício de outra função pública ou privada.

O Conselho Tutelar é órgão permanente e autônomo, não jurisdicional, encarregado pela sociedade de zelar pelo cumprimento dos direitos da Criança e do Adolescente, cumprindo as atribuições previstas, especialmente, no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

O processo de escolha, a cargo do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), será conduzido por um Comissão Especial formada pelos representantes governamentais Ana Maria Lobo de Carvalho, Daniela Cristina da Silva, Kelly Cristine Corrêa Matias e Leandro Corrêa Rodrigues e pelos representantes da sociedade civil Priscilla Cristina Silva Delbello, Luanne Graziele dos Santos, Marcela Duarte Prado e Selma Maria Mistura.

Inscrições
As inscrições ficarão abertas no período de 09h do dia 10/04/2023 até 17h do dia 02/05/2023 e deverão ser realizadas exclusivamente na sede do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Poços de Caldas, na Casa dos Conselhos, no segundo piso do Mercado Municipal (Rua Pernambuco, s/n – salão 16 – 2º piso).

Para se candidatar à função de conselheiro tutelar, o cidadão deve cumprir uma série de requisitos como ser uma pessoa de reconhecida idoneidade moral, comprovada por folhas e certidões de antecedentes cíveis e criminais e atestado de antecedentes “nada consta”, ter idade superior a 21 anos, residir no município há pelo menos dois anos, ter sua candidatura indicada por associação, fundação ou instituição de ensino devidamente constituída e comprovar experiência de atuação em atividades ligadas à promoção, defesa e atendimento dos direitos da criança e do adolescente, entre outros.

O processo de escolha será realizado em cinco etapas: inscrição dos candidatos, a partir da análise dos requisitos do edital; avaliação dissertativa e de conhecimentos específicos; avaliação psicológica; eleição dos candidatos habilitados por meio de voto direto, facultativo e secreto dos eleitores do município; e curso de capacitação/formação.

O edital está disponível na edição 1180 do Diário Oficial do Município desta sexta-feira (31) ou neste link https://bit.ly/40SNdm2.

Eleições
Em todo o país será realizado, em outubro de 2023, o processo de escolha dos membros do Conselho Tutelar. De acordo com a Lei Federal 12.696/2012, a eleição deve ocorrer de forma unificada em todas as cidades brasileiras, no primeiro domingo de outubro do ano seguinte ao da eleição presidencial, ou seja, em 2023.

“Queremos mobilizar a sociedade para ampliar a participação popular, já que o processo é de grande relevância para a comunidade e vai escolher as pessoas que vão zelar pelo cumprimento dos direitos das crianças e dos adolescentes na nossa cidade”, destaca a presidente do CMDCA, Ana Maria Lobo.