Instituto ‘A’ de Apoio aos Autistas e Famílias’ agora é considerado de utilidade pública

O prefeito, Sérgio Azevedo promulgou lei que torna o Instituto ‘A’ de Apoio aos Autistas e às Famílias’ entidade de utilidade pública

O Instituto ‘A’ de Apoio aos Autistas e às Famílias’ de Poços de Caldas é, a partir desta terça-feira (24), entidade de utilidade pública. A lei, aprovada pela Câmara Municipal, foi sancionada e promulgada pelo prefeito, Sérgio Azevedo, esta manhã. Agora, respeitado o período de carência, como determina a legislação atual, a instituição, criada em 2017, poderá usufruir de benefícios, como concessão de auxílios, contribuições e subvenções concedidos pelo Poder Público.

A cerimônia aconteceu na prefeitura, com a presença dos vereadores, Flávio Togni (PSDB) e Luzia Martins (PDT), autores da lei. Representando o Instituto ‘A’, estiveram no encontro Camila Nogueira (Presidente), Daniela Carvalho Dias (Conselho Jurídico) e Danielle Puliti (Secretária). Também participaram, o vice-prefeito, Júlio César Freitas, os secretários municipais, Celso Donato, de Governo, Paulo Ney Jr., Comunicação Social, e o vereador, Wellington Guimarães.

O Instituto ‘A”dá vem crescendo dia a dia e atualmente participa da vida de 230 pessoas com autismo, que vivem em cerca de 200 lares.

Sérgio reconheceu o trabalho fundamental realizado pela entidade e recordou do contato feito com a direção do Instituto ‘A’, em 2016, “ainda em período de campanha eleitoral”. Sensibilizado, o prefeito reforçou a necessidade da parceria e lembrou que será uma relação de mão dupla, visando unir esforços como forma, inclusive, de se utilizar da expertise que possui a instituição sobre tema. “Parabenizo, também, os vereadores aqui presentes (ex-secretários municipais), que compreendem bem o funcionamento da máquina pública, e têm contribuído com a administração na Câmara Municipal”, comentou.

“O Instituto ‘A’ atende muitas

mulheres que seguem sozinhas

cuidando dos filhos, “porque

foram abandonadas

pelos parceiros, após o

diagnóstico de autismo”.

Camila informou, que a atenção quase total do Instituto ‘A’ é para acolher às famílias, principalmente as mães ‘solos’, “que são muitas”. Emocionada, a presidente explica que são mulheres que seguem sozinhas cuidando dos filhos, “porque foram abandonadas pelos parceiros, após o diagnóstico de autismo”. Segundo a presidente, a entidade vem crescendo dia a dia e atualmente participa da vida de 230 pessoas com autismo, que vivem em cerca de 200 lares.

Flávio Togni reforça, que tornar a instituição de utilidade pública é mais do que somente abrir portas. Para o vereador, isso é o justo reconhecimento de um trabalho que não existia, como é hoje, em Poços. Na avaliação do parlamentar, agora, com a aprovação da lei, a prefeitura se torna parceira e pode colaborar apoiando de várias maneiras as causas do Instituto ‘A’.

Luzia Martins considerou um marco inicial o reconhecimento de uma instituição dessa ‘seara’ importante, como é o Instituto ‘A’, que tem o olhar totalmente voltado para os casos de autismo em Poços. Para a vereadora, a parceria com o município se faz necessária porque, quanto mais específico for o trabalho melhor. “Não se trata de segregar, mas sim, encontrar a forma ideal de atender a demanda”, explicou.