Jardim Botânico e PUC formalizam acordo de cooperação técnica

Prefeito assina Acordo de Cooperação Técnica entre as duas instituições

A Fundação Jardim Botânico de Poços de Caldas (FJBPC) e a PUC Minas, campus Poços, celebraram acordo de cooperação para pesquisa e desenvolvimento científico e tecnológico entre si. A solenidade para formalização do acordo aconteceu na quinta, 14, às 10h, na sede da FJBPC, localizada à rua Paulo de Oliveira, 300, bairro Véu das Noivas.

O evento contou com a presença do prefeito Sérgio Azevedo, do presidente da FJBPC, Valdir Sementile, além do pró-reitor Iran Calixto Abrão , representando a PUC Poços. O acordo de cooperação tem por objetivo estabelecer e regulamentar as bases de uma cooperação técnico-científica entre as partes, visando ao aprimoramento técnico nas duas instituições, e a ampla cooperação e intercâmbio científico e tecnológico, para execução de atividades de pesquisa e desenvolvimento, capacitação de recursos humanos e absorção e transferência de tecnologia.

As pesquisas desenvolvidas durante os dois anos da vigência do acordo serão pautadas por um Plano de Trabalho , acompanhado por um Comitê de Projeto. Trata-se de uma parceria bem ampla, aberta a todos os cursos da PUC. “Porém inicialmente, estão envolvidos os cursos de Engenharia Elétrica, com projeto de irrigação para o Jardim Botânico, o curso de Medicina Veterinária, com projeto de piscicultura e também de apicultura e o curso de Medicina, no qual os alunos terão acesso aos princípios fitoterápicos e poderão aplicar este conhecimento nas Unidades Básicas de Saúde, futuramente. Queremos também deixar as portas abertas da universidade, para os pesquisadores da FJBPC”, informa o pró-reitor Iran Calixto.

O prefeito Sérgio Azevedo ressaltou, durante a solenidade, o ótimo trabalho desenvolvido na FJBPC, mesmo na época de crise financeira pela qual o município passa. Destacou também a excelência dos profissionais e alunos da PUC campus Poços. “Acredito que este sistema de parceria seja o ideal para desenvolvermos pesquisas importantes tanto para o municipio, quanto para as instituições de ensino. Todos saem ganhando. Contem sempre com o meu apoio para seus projetos”.

A solenidade contou com a presença de secretários municipais, do diretor administrativo da FJBPC, Sebastião Ferreira, do presidente do Conselho Curador da FJBPC, João Neves Toledo, coordenadores de cursos da PUC Poços, funcionários e estagiários da FJBPC e parceiros. Além do termo de cooperação, também foi assinado um Termo de Doação de cinco microscópios , pela PUC para a FJBPC , que serão utilizados no projeto de Educação Ambiental dentro da fundação.