Julho Amarelo é Mobilização para Combate das Hepatites Virais

28 de Julho é o Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais, instituído pela OMS – Organização Mundial de Saúde. E Julho Amarelo é a mobilização para Combate das Hepatites Virais. Em Poços, o SAE/CTA – Serviço de Assistência Especializada e Centro de Testagem e Aconselhamento, oferecem acolhimento, orientação, testagem rápida e tratamento, em caso de diagnóstico positivo. “Como não estamos fazendo os eventos de rua por conta da pandemia, continuamos com os agendamentos para testagens aqui na unidade, para as Hepatites B e C, HIV e também Sífilis. O atendimento aqui na Unidade segue por agendamento e ação interna, com panfletagem e enfeites nas salas, como forma de mobilizar os frequentadores para a importância da prevenção”, explicou a assistente social e coordenadora do serviço especializado, Cristiane Aparecida Pereira.

Sede do serviço ganhou decoração temática como parte da mobilização

As Hepatites Virais

As hepatites virais são causadas por vírus que levam à inflamação do fígado. Entre as hepatites, o tipo C da doença é o que apresenta maior taxa de detecção e também a mais letal, com 26.167 casos notificados em 2018, segundo Boletim Epidemiológico de Hepatites Virais 2019, publicação do Departamento de Doenças de Condições Crônicas e Infecções Sexualmente Transmissíveis, da Secretaria de Vigilância em Saúde, do Ministério da Saúde. As hepatites B e C podem ser transmitidas por sangue contaminado, sexo desprotegido e compartilhamento de objetos perfurocortantes. A meta, liderada pela Organização Mundial de Saúde (OMS), é eliminar a doença, como problema de saúde pública, até 2030. Em 2016, o Brasil passou a fazer parte da Estratégia Global para a eliminação das Hepatites Virais. Consideradas doenças silenciosas, as hepatites virais na maioria das vezes só apresentam sintomas quando já estão em estágio avançado. E nestes casos, podem evoluir para problemas graves como cirrose hepática e câncer de fígado. A informação é fundamental para a prevenção das formas de contágio e para o diagnóstico que possibilita o tratamento e evita a evolução que pode levar a morte. Entre os sintomas, pode haver cansaço, tontura, dor abdominal, além de pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras.

Números de Poços

Segundo dados do Sinan – Sistema de Informação de Agravos de Notificação, em 2019, foram registrados em Poços, 5 casos da Hepatite B e 32 do tipo C. Em 2020, de janeiro a junho, foi registrado 1 caso do tipo B. Já do tipo C, foram 11 notificações. Lembrando que há vacina disponível pelo SUS, contra a hepatite B, aplicada em todas as faixas etárias, em três doses, enquanto que contra a hepatite C não há imunização.

Atendimento

O teste rápido é um mecanismo de triagem, com resultado liberado em até 30 minutos. Sendo positivo, a pessoa segue em acompanhamento no SAE/CTA, para mais exames. O paciente portador da hepatite recebe atendimento multidisciplinar permanente, além da medicação para tratamento, inclusive com possibilidade de cura para a Hepatite C. O atendimento é disponibilizado no SAE/CTA, de segunda a sexta. Os agendamentos são de 30 em 30 minutos, a partir de 8h30 e até às 16h30. O serviço funciona no prédio da secretaria de Saúde, na esquina das Ruas Rio Grande do Sul com Pará. Mais informações podem ser obtidas pelo 3697-2275. A coordenação pede que os pacientes não levem acompanhantes, para evitar aglomerações. A testagem rápida também é feita nas UBSs – Unidades Básicas de Saúde e faz parte do protocolo de pré-natal, já que a mãe portadora do vírus pode transmitir a doença ao bebê, principalmente na hora do parto. “Temos um serviço especializado e que é referência para toda a região. Nossa equipe está de parabéns por este trabalho que segue sendo realizado, em meio à pandemia, sempre observando as normas e medidas de segurança fundamentais para proteger, tanto os nossos profissionais, quanto à população”, concluiu o secretário municipal de Saúde, Carlos Mosconi.